POLÍTICA

Apesar da biometria terminar dia 9, eleitor poderá se regularizar até maio

O eleitor terá até o dia 9 de maio para procurar o Cartório Eleitoral e regularizar sua situação, mantendo o mesmo número do título

Thassiana Macedo
Publicado em 06/02/2018 às 10:50Atualizado em 16/12/2022 às 06:35
Compartilhar

Sandro Neves

Nos últimos dias, o movimento nas Centrais de Atendimento ao Eleitor tem sido intenso com a proximidade do fim do prazo

O prazo para o recadastramento biométrico dos eleitores de Uberaba termina no dia 9 de fevereiro. Aquele eleitor que não comparecer a essas revisões poderá ter o título cancelado pela Justiça Eleitoral. Porém, este não será o fim, pois quem tiver o título cancelado nesta etapa e ainda desejar votar nas eleições de outubro de 2018 terá até o dia 9 de maio para procurar o Cartório Eleitoral e regularizar sua situação, mantendo o mesmo número do título e sem pagamento de multa.

Esse novo prazo limite foi estabelecido pelo Calendário Eleitoral, expedido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para todos os municípios do país, e vale também para aquele que deseja tirar ou transferir o título ou regularizar sua situação por outras razões, como o caso daqueles eleitores que tiverem ficado três vezes sem votar ou justificar a ausência às urnas. Pelo calendário, em ano eleitoral, todo e qualquer serviço de regularização de eleitores deve ser feito até 150 dias antes do primeiro turno da votação, que será realizado no dia 7 de outubro. O segundo turno será dia 28 de outubro.

Segundo o chefe do Cartório da 347ª Zona Eleitoral, Alexandre Barbosa Petermann, em razão da grande procura nos últimos meses destinados à realização da biometria, muitos eleitores uberabenses já não estão mais conseguindo vaga para fazer o agendamento. Por isso, para os eleitores que, por algum motivo, não conseguiram fazer a coleta das digitais e foto até dia 9 de fevereiro, terão de 26 de fevereiro a 9 de maio para regularizarem o título eleitoral. De um total de 234.550 eleitores no município de Uberaba, mais de 67 mil podem estar nesta situação, já que apenas 71,31% do eleitorado já fizeram a biometria.

Ainda assim, a recomendação de Alexandre Petermann é para que o eleitor tente realizar o procedimento o quanto antes para evitar transtornos com a Justiça Eleitoral. As Centrais de Atendimento ao Eleitor estão localizadas na rua Doutor Lauro Borges, nº 97, Estados Unidos, o atendimento de segunda a sexta-feira é de 10h às 18h. Petermann destaca que o eleitor deve agendar, obrigatoriamente, o atendimento a partir do dia 15 de fevereiro, por meio do site www.tre-mg.jus.br, pelo Disque-Eleitor 148 ou nos postos funcionando na Cohagra, Prefeitura e Uniube.

Além do recadastramento obrigatório, 9 de maio é o último dia para o eleitor requerer o primeiro título, alterar dados cadastrais ou fazer a transferência do domicílio eleitoral. Também é o prazo final para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar transferência para seção com acessibilidade e para que presos provisórios e adolescentes internados possam regularizar a situação eleitoral a fim de votarem nas Eleições de 2018.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por