POLÍTICA

Ações para pleitear o ICMS Ecológico devem ser apresentadas até 15 de março

Os recursos do ICMS Ecológico podem ser usados para garantir o funcionamento dos órgãos ambientais municipais

Gisele Barcelos
Publicado em 04/02/2018 às 18:25Atualizado em 16/12/2022 às 06:38
Compartilhar

Prefeituras têm prazo até 15 de março para apresentar relatórios sobre as ações desenvolvidas na área de Meio Ambiente ao longo de 2017 e pleitear verba do ICMS Ecológico para o próximo ano. Em 2017, Uberaba teve repasse mensal em torno de R$28 mil para o setor.

A participação financeira de cada município é proporcional à pontuação obtida com o cumprimento do conjunto de critérios, que tratam de temas ecológicos ou ambientais referentes ao ano anterior a apresentação da documentação.

É necessário que o gestor preencha o questionário das atividades realizadas no ano anterior, junte a documentação comprobatória e realize a entrega para ter acesso ao repasse. Os documentos sobre as ações ambientais de 2017 passarão por análise técnica.

Os recursos do ICMS Ecológico podem ser usados para garantir o funcionamento dos órgãos ambientais municipais, inclusive conselhos e fundos de meio ambiente. Educação ambiental, combate a queimadas, apoio a unidades de conservação e terras indígenas são outras ações que podem ser ampliadas nos municípios com recursos.

No ano passado, cerca de 92 milhões em ICMS Ecológico foram repassados pelo Estado aos municípios mineiros. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por