POLÍTICA

Piau manda “devolver” pacientes de cidades que não contribuem com Hospital Regional

Prefeito Paulo Piau diz que tempo para negociação com as prefeituras já se esgotou e agora elas têm de se manifestar

Publicado em 04/02/2018 às 18:18Atualizado em 16/12/2022 às 06:38
Compartilhar

Foto/Divulgação/PMU

Prefeito Paulo Piau diz que tempo para negociação com as prefeituras já se esgotou e agora elas têm de se manifestar

O prefeito Paulo Piau (MDB) pretende endurecer cobrança aos municípios para o financiamento do Hospital Regional e determinou que pacientes ambulatoriais sejam mandados de volta à cidade de origem, caso a prefeitura não esteja contribuindo com o custeio da estrutura.

Piau argumenta que o tempo para negociação se esgotou e as prefeituras da região precisam se manifestar para garantir a manutenção do serviço. “Tem município desistente, mas usando intensamente a nossa rede em Uberaba. Eu disse ao secretário que já é para devolver paciente que não for emergência para o seu local de origem. Não é justo”, declara.

De acordo com o prefeito, cada cidade pagará um valor adequado se todas assumirem o compromisso para contribuir com a manutenção do hospital. “Agora, se alguém deixa de pagar, vai sobrecarregar. Uberaba não pode continuar mais financiando a saúde da região. Não podemos fazer isso porque é um ato de improbidade administrativa”, salienta.

O chefe do Executivo afirma que a Prefeitura está pronta para usar outros instrumentos de pressão para garantir a participação dos 27 municípios da região no custeio do HR e inclusive a situação já vem sendo tratada com o Ministério Público. “Não é uma simples decisão de cada prefeitura aderir ou não, é uma obrigação de cada prefeito com o Hospital Regional”, posiciona.

O governo federal liberou recursos no ano passado para viabilizar a abertura do HR. O montante é suficiente para a manutenção do HR até abril. Com isso, Prefeitura continua articulando para conseguir a liberação dos recursos junto aos municípios do Triângulo Sul e ao governo de Minas e assegurar o custeio da nova estrutura. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por