POLÍTICA

Mais da metade dos municípios pagará 13º em dia em 1 parcela

Mais da metade dos municípios pagará o 13º em parcela única, segundo estudo divulgado pela Confederação Nacional de Municípios

Gisele Barcelos
Publicado em 17/12/2017 às 15:03Atualizado em 16/12/2022 às 08:07
Compartilhar

Mais da metade dos municípios pagará o 13º em parcela única, conforme estudo divulgado esta semana pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Pelas regras vigentes, o benefício deve ser repassado até 20 deste mês.

Das 4.434 prefeituras que concederam informações, 53,7% sinalizaram pagamento em parcela única. Dessas, 15,4% já haviam transferido os recursos até dia 8 de dezembro e 75% devem cumprir com a demanda até a data-limite. Apenas 6,4% declararam que terão dificuldades em honrar o compromisso no prazo. Os outros 3% não responderam à pergunta.

Dos demais, 44,5% parcelaram o benefício dos trabalhadores e 1,8% não concedeu informações. No caso das cidades que optaram pela remuneração em duas parcelas, 91,2% já pagaram a primeira prestação, uma vez que a data limite venceu em 30 de novembro. Em relação à segunda parcela, 89% declararam que irão pagar até a data fixada, 2,2% já realizaram o pagamento e os outros 7,1% disseram que não terão condições de honrar o prazo. Os demais 1,7% não responderam à questão.

O estudo mostra ainda que os gestores locais estão priorizando a folha de pagament 94% dos municípios declararam estar com salário do funcionalismo em dia. Das prefeituras que responderam à pesquisa, 79,9% confirmam o pagamento da folha de dezembro dentro do prazo. No entanto, entre outras medidas adotadas, quase 50% têm postergado compromissos com fornecedores para garantir os salários. Além disso, mais de 2.500 Prefeituras manifestaram promover a diminuição do quadro de funcionários e a eliminação de cargos comissionados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por