POLÍTICA

Ministro assina liberação de recursos para segurança em Uberaba

Torquato Jardim, ministro da Justiça, recebeu comitiva para assinatura de convênio visando investimentos em tecnologia e inteligência

Daniela Brito
Publicado em 24/11/2017 às 08:04Atualizado em 16/12/2022 às 08:49
Compartilhar

Comitiva de Uberaba que se encontrou ontem como o ministro da Justiça

Torquato Jardim, ministro da Justiça, recebeu ontem comitiva para assinatura de convênio visando investimentos em tecnologia e inteligência para a segurança pública a partir de Uberaba. O montante está no bojo de R$50 milhões que serão destinados ao aparelhamento das forças policiais de Minas Gerais.

Uberaba será contemplada com R$15 milhões, que serão repassados por meio do governo do Estado. Os valores contemplam todos os 30 municípios do Triângulo Sul e serão utilizados em equipamentos de inteligência para todas as forças de segurança, o que inclui Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal. Inclusive, Torquato Jardim disse, durante a reunião, ser favorável às guardas municipais, defendendo que as forças atuem de forma integrada.

De acordo com o prefeito Paulo Piau (PMDB), que liderou a comitiva uberabense, este convênio é mais um passo importante para fortalecer as forças de segurança pública. “Estamos unidos, buscando solução para a segurança pública da região”, afirma o prefeito, destacando que a discussão contou com várias lideranças políticas e do comando policial de Uberaba.

Paulo Piau diz ainda que o investimento vai ao encontro do que foi discutido na quarta-feira (22) com o ministro Raul Jungmann, que estuda a possibilidade de disponibilizar armamento do Exército para Uberaba. Para o prefeito, é necessário o armamento adequado das forças de segurança para o combate à criminalidade, visto que os bandidos estão em vantagem ao utilizar armas de longo alcance. “Isto é inaceitável. Temos de dar condições para que nossas forças policiais enfrentem a criminalidade de igual para igual ou com superioridade”, diz o prefeito.

A reunião contou com a participação do comandante do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar), tenente-coronel Waldimir Soares Ferreira e do comandante da 5ª RPM (Região de Polícia Militar), coronel Lupércio Peres Dalvas. Também estiveram presentes os secretários de Defesa Social, Sérgio Barbosa Menezes (estadual), e Wellington Cardoso (municipal); os deputados Marcos Montes (PSD) e Aelton Freitas (PR), responsáveis por articularem a liberação da verba e parte da bancada mineira, como Fábio Ramalho e Caio Narcio (PSDB). O delegado Heli Andrade, o presidente da Câmara, Luiz Dutra, e o vereador Kaká Carneiro (PR) também integraram o grupo que esteve em Brasília.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por