POLÍTICA

Negros ocupam apenas 4,7% dos cargos de liderança nas empresas, indica pesquisa

No Dia da Consciência Negra, dados preocupantes indicam que apenas 6,3% de negros ocupam cargos de gerência

Publicado em 20/11/2017 às 15:25Atualizado em 16/12/2022 às 08:55
Compartilhar

Se no dia a dia o racismo e o preconceito acompanham a população negra no Brasil, no mercado de trabalho isso não é diferente. Nesta segunda-feira (20), data em que se relembra o Dia da Consciência Negra, uma pesquisa divulgada pelo Instituto Ethos mostra que a questão racial ainda gera desigualdades. 

Os dados preocupantes indicam, por exemplo, que apenas 6,3% de negros ocupam cargos de gerência. Entre as mulheres, somente 11% delas integram conselhos administrativos, grupos responsáveis por realizar grandes negócios nas empresas.

Na prática, isso significa que há mais negros e mulheres na base do que no topo das estruturas corporativas. De acordo com a jornalista e pesquisadora na área de relações de gênero e raça, Noemia Colonna, o primeiro passo é reconhecer que há racismo enraizado na sociedade, inclusive em processos seletivos de empregos. Segundo ela, é inconcebível que mulheres e negros, maioria em termos de população, ainda sejam alvo de discriminação.

Os dados do Instituto Ethos demonstram ainda que, nos últimos anos, houve diminuição de negros em cargos de liderança nas empresas. Em 2010, negros eram 31,1% no quadro funcional e 5,3% no quadro executivo. Já no ano passado, nos quadros funcionais, os negros eram 35,7% e no quadro executivo, 4,7%.

Fonte: Agência do Rádio

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por