POLÍTICA

IBGE inicia a coleta de dados do Censo Agropecuário 2017

Aproximadamente 3.800 estabelecimentos rurais serão visitados pelos recenseadores ao longo dos próximos cinco meses

Gisele Barcelos
Publicado em 04/10/2017 às 23:26Atualizado em 16/12/2022 às 10:04
Compartilhar

IBGE inicia coleta de informações em Uberaba e região para Censo Agropecuário 2017. Aproximadamente 3.800 estabelecimentos rurais serão visitados pelos recenseadores ao longo dos próximos cinco meses.

De acordo com o chefe da agência local do IBGE, Fernando Ozcariz França Resende, foram contratados seis supervisores e 15 recenseadores para a realização do censo. A equipe percorrerá estabelecimentos não apenas de Uberaba, mas também das cidades de Conceição das Alagoas, Campo Florido, Veríssimo, Água Comprida, Delta e Conquista.

Resende salienta que o prazo para coleta de informações termina em fevereiro de 2018. Segundo o chefe da agência do IBGE, mapeamentos prévios já foram feitos da região para organizar o trabalho de visitas do censo, inclusive com o uso de imagens de satélite e a consulta do material do levantamento anterior para o planejamento. Além disso, ele explica a equipe contará com smartphones para agilizar o processo de entrevistas. Com isso, apesar da extensa área rural e do início do período chuvoso, o representante do instituto acredita que o trabalho de coleta de dados será concluído dentro do cronograma.

Para tanto, o chefe da agência do IBGE solicita que os proprietários facilitem o acesso dos recenseadores, mas reforça a necessidade de atenção quando ao credenciamento da equipe. De acordo com ele, toda a equipe estará com uniforme e crachá com identificação do IBGE, além dos aparelhos para a coleta de informações. “Sabemos que existe restrição por causa da violência na área rural. Então, pedimos que o produtor facilite o acesso de quem estiver devidamente identificado”, posiciona.

Parte da equipe estará em veículos oficiais do IBGE, mas também haverá recenseadores que utilizarão transporte próprio para realizar as visitas. Mesmo nestes casos, o uso do uniforme e do crachá é obrigatório.

A partir desta semana, 19 mil recenseadores irão visitar mais de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país. A coleta de dados será inteiramente digital e as operações, monitoradas via internet. Os resultados devem começar a ser divulgados em meados de 2018.

Os critérios para o levantamento de informações envolvem a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas. O Censo Agro também vai subsidiar a criação de um novo levantamento anual do IBGE: a Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por