POLÍTICA

Já foram registrados 22 casos de contaminação pela bactéria na unidade

Foram registrados 22 casos de contaminação pela bactéria Klebsiella pneumoniae (KPC), altamente resistente a antibióticos no HC da UFTM

Thassiana Macedo
Publicado em 26/09/2017 às 22:59Atualizado em 16/12/2022 às 10:15
Compartilhar

Foram registrados 22 casos de contaminação pela bactéria Klebsiella pneumoniae (KPC), altamente resistente a antibióticos, no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC/UFTM). A informação é do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente da instituição hospitalar. O HC/UFTM recebe, na média de 2017, 7.890 pacientes por mês, e até a última sexta-feira (22) a unidade hospitalar de alta complexidade estava com 257 pacientes internados.

Conforme nota repassada pela Unidade de Comunicação, o surto da bactéria foi inicialmente registrado no Pronto-Socorro Adulto, na Unidade de Terapia Intensiva Adulto, na enfermaria da Clínica Médica e na enfermaria da Clínica Cirúrgica. Dos 22 casos verificados no hospital, nove são de infecção e 13 de colonização, quando há a presença da bactéria no indivíduo, sem o desenvolvimento de qualquer sintoma. Isso significa que não se trata de pacientes com quadro infeccioso.

Ainda de acordo com o Setor de Vigilância em Saúde do Hospital de Clínicas, do total de casos registrados em Uberaba, quatro já foram efetivamente tratados e os pacientes já receberam alta. Até o momento não foi necessária interrupção de atendimentos, fechamento de alas ou transferência de pacientes para outro hospital.

O primeiro caso de contaminação pela bactéria Klebsiella pneumoniae (KPC) foi verificado no dia 25 de julho deste ano e o hospital informa que está tomando todas as medidas recomendadas pelo protocolo nacional da Anvisa para contenção de bactérias multirresistentes, como limpeza, desinfecção e uso de boas práticas assistenciais, em monitoramento conjunto com as vigilâncias estadual e municipal. A unidade está sob intervenção da Vigilância há mais de uma semana, depois que foi instituído um monitoramento rígido da situação no último dia 14.

A revelação foi feita pelo Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da divulgação de uma recomendação enviada ao Sindsep-MG para a manutenção do percentual mínimo de 75% dos empregados públicos da Ebserh em atividade no hospital, inclusive nas áreas administrativas, durante a greve que havia sido deflagrada em Uberaba. A greve foi suspensa, mas a intervenção sanitária continuará por tempo indeterminado, até que a situação seja controlada.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por