POLÍTICA

Saúde traça plano para reduzir pacientes no Hospital de Clínicas

Com surto de bactéria KPC no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Secretaria de Saúde realiza reunião emergencial para traçar plano de contenção

Gisele Barcelos
Publicado em 26/09/2017 às 07:42Atualizado em 16/12/2022 às 10:15
Compartilhar

Foto/Mônica Cussi/PMU

Grupo se reuniu ontem a fim de discutir as alternativas para reduzir o número de pacientes no Hospital de Clínicas até a remoção da bactéria

Com surto de bactéria KPC no Hospital de Clínicas da UFTM, Secretaria Municipal de Saúde realiza reunião emergencial para traçar plano de contenção. A meta é reduzir número de pacientes internados no estabelecimento até a remoção da bactéria. A reunião emergencial com os demais gestores hospitalares foi convocada por orientação do Ministério Público, que vem monitorando o processo de intervenção do HC desde o dia 14 de setembro.

De acordo com o diretor de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Nelson Ranieri, já foi estabelecido ontem um plano de ação para ajudar no enfrentamento do surto da bactéria de alta resistência. As medidas de contenção incluem desde a remoção de pacientes ao uso de antibióticos e controle através de exames.

Na reunião também foi acertada a formação de uma junta para dar apoio à regulação e definir quais pacientes devem continuar sendo encaminhados ao Hospital de Clínicas, limitando o acesso ao estabelecimento. “Para haver efetividade neste processo [de contenção], é importante que se diminua o número de pacientes [internados]”, acrescenta.

O secretário de Saúde, Iraci Neto, ressalta que a junta contará com a participação de outros hospitais, como o Mário Palmério Hospital Universitário e o Hospital Regional, para desafogar o HC da UFTM. Além disso, ele afirma que será articulado junto ao Estado a regulação e encaminhamento de pacientes para as referências regionais, como Araxá, Frutal e Iturama.

A comissão também vai monitorar as UPAs para evitar a transferência para o HC de casos que possam ser atendidos em outros hospitais. Com suporte do Samu, a junta terá condições de encaminhar os pacientes aos demais estabelecimentos da região.

Hoje serão definidos os protocolos mínimos e o fluxo de pacientes conforme o perfil de leitos disponíveis no sistema SUS Fácil. “Essa medida atende à solicitação do Ministério Público e dá agilidade no processo de regulação dos leitos, minimizando o HC na média complexidade para vencer a desinfecção”, completa o secretário.

Iraci ressalta que a nova comissão pode continuar em funcionamento depois de concluído o trabalho específico para a contenção da bactéria. “Pode-se tornar uma junta permanente, de dinamização do acesso do paciente”, posiciona.

A composição da Junta Reguladora de Leitos será representada pelas seguintes instituições: Secretaria Municipal de Saúde, Ministério Público de Minas Gerais, Superintendência Regional de Saúde, Hospital de Clínicas (UFTM), Mário Palmério Hospital Universitário, UPAs, Hospital da Criança, Hospital Dr. Hélio Angotti, Hospital Beneficência Portuguesa.

Por meio de nota à imprensa, a assessoria do Hospital de Clínicas divulgou que “está tomando todas as medidas recomendadas pelo protocolo nacional da Anvisa para contenção de bactérias multirresistentes (limpeza, desinfecção e uso de boas práticas assistenciais), em monitoramento conjunto com as vigilâncias estadual e municipal".

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por