POLÍTICA

Uberaba participa de pesquisa da Fiocruz sobre a resistência do mosquito da dengue

Os dados estão sendo coletados em cada região do Brasil ao longo dos meses de setembro e outubro

Gisele Barcelos
Publicado em 25/09/2017 às 16:31Atualizado em 16/12/2022 às 02:03
Compartilhar

Uberaba participa de pesquisa da Fiocruz sobre a resistência do mosquito Aedes aegypti a inseticidas. Os dados estão sendo coletados em cada região do Brasil ao longo dos meses de setembro e outubro para ajudar no desenvolvimento de estratégias eficientes e seguras para uso do produto.

Em todo o Brasil, foram selecionados 143 municípios para participarem da pesquisa. Em Minas Gerais, além de Uberaba, outros nove municípios participam do monitorament Belo Horizonte, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Paracatu, Patos de Minas, Teófilo Otoni e Varginha.

A chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, Lara Rocha Batista, explica que o resultado da pesquisa pode representar alterações no combate ao mosquito a partir do próximo ano. “Nós temos que enviar os nossos mosquitos para a pesquisa. Então, quando os dados estiverem prontos, teremos informações específicas de Uberaba. Isso vai impactar no próximo ano na continuação do uso do inseticida ou na troca. Por isso, é muito interessante para a cidade estar nessa pesquisa”, destaca.

Os critérios para a escolha dos municípios foram: índices de infestação pelo vetor suficiente para a realização da coleta de ovos; histórico de transmissão de dengue importante; regiões de fronteira com outros Estados e capacidade operacional para realizar as coletas.

Para estudar a resistência, é preciso coletar ovos de Aedes aegypti. Em Uberaba, serão colocadas 165 armadilhas (ovitrampas) em pontos estrategicamente selecionados. Os agentes de combate a endemias receberam treinamento no começo de setembro e contam com a parceria com a Superintendência Regional de Saúde (SRS) para realizar o trabalho. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por