POLÍTICA

Seleção de diretores escolares do município terá certificação técnica

Candidatos passarão por três fases: aplicação de provas e análise de títulos, apresentação de projeto e, por fim, votação da comunidade escolar

Gisele Barcelos
Publicado em 17/09/2017 às 19:47Atualizado em 16/12/2022 às 10:27
Compartilhar

Foto/Sandro Neves

Silvana Elias, secretária de Educação, diz que o processo é democrático e mais legítimo que qualquer indicação política

Prefeitura dá início a processo de seleção de diretores para escolas da rede municipal. Os profissionais interessados em se candidatar serão submetidos à etapa de certificação para apurar se possuem os requisitos para o exercício do cargo.

A secretária municipal de Educação, Silvana Elias, ressalta que o processo de certificação é democrático e determinado por lei. Segundo ela, diferente da simples indicação política de nomes, esse trabalho permite a avaliação técnica dos candidatos a diretor, por meio da apresentação de um plano de trabalho. O material, depois, será escolhido pela comunidade para a eleição do novo gestor escolar. “A certificação é mais legítima do que qualquer indicação”, posiciona.

Coordenada pela Vunesp, a certificação será realizada em três etapas. A primeira consiste na aplicação de provas objetivas, de redação e de títulos. A segunda fase terá a apresentação de Projeto de Gestão. Por fim, os candidatos serão submetidos à votação pela comunidade educativa. Os candidatos habilitados serão classificados por ordem decrescente da pontuação final, por unidade escolar. Os profissionais posteriormente serão convocados pela Secretaria Municipal de Educação, conforme a demanda, para comprovação de requisitos.

A Prefeitura esclarece que a certificação oferece parâmetros para credenciar o gestor educacional, mas não constitui concurso público para investidura em cargo e nem assegura ao candidato direito à ocupação ou nomeação no cargo. O credenciamento obtido no processo terá validade de quatro anos, a contar da data da publicação do resultado final no Diário Oficial do município de Uberaba.

Os educadores interessados em participar do processo devem se inscrever a partir do dia 19 de setembro até 5 de outubro. O resultado final do processo (classificação definitiva) será divulgado no dia 22 de dezembro. A posse dos primeiros classificados está prevista para o dia 2 de janeiro de 2018. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por