POLÍTICA

Saúde discute com hospitais, Samu e CB melhoria do atendimento

Equipe técnica da SMS se reuniu com representantes dos hospitais conveniados ao SUS, dirigentes do Samu e do Corpo de Bombeiros

Gisele Barcelos
Publicado em 12/05/2017 às 07:08Atualizado em 16/12/2022 às 13:24
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Divulgação/PMU

Objetivo principal do encontro de ontem foi a atualização dos protocolos de urgência e emergência, para evitar permanência de pacientes nas UPAs

Dando continuidade ao processo para agilizar a liberação de leitos hospitalares aos pacientes internados nas UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento), equipe técnica da Secretaria de Saúde se reuniu ontem com representantes dos hospitais conveniados ao SUS, dirigentes do Samu e do Corpo de Bombeiros para discutir a atualização dos protocolos de atendimento de urgência e emergência.

Presente à reunião, o diretor da Central de Regulação de Uberaba, Luís Gustavo Rimoli, explica que revisão do protocolo era necessária para dar melhor assistência ao paciente. “Essas alterações são fundamentais, pois novos serviços foram abertos desde 2012, data da última atualização dos protocolos. Um exemplo é o Beneficência Portuguesa, que agora também conta com serviços de hemodiálise e cuidados prolongados, e a inserção do Hospital Mário Palmério na rede SUS”, ressalta.

No encontro, o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, solicitou aos hospitais que façam um levantamento do perfil dos atendimentos realizados ao público em cada unidade para auxiliar na formatação dos novos protocolos de atendimento e nos fluxos de encaminhamento dos pacientes. “Foi feito um alinhamento de acordo com o perfil de cada prestador de serviço. Assim, quando um paciente der entrada na UPA, será possível agilizar os encaminhamentos [para a unidade mais adequada] e fortalecer a assistência”, afirma.

O trabalho de atualização foi lançado logo após o processo de intervenção, pois foram identificadas falhas no trâmite para solicitação de vagas em hospitais, o que resultou em demora para as transferências das UPAs para os leitos. Os problemas detectados envolviam as informações repassadas para a solicitação da vaga hospitalar e também casos de internações hospitalares solicitadas sem necessidade.

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