POLÍTICA

Prefeitura decreta implantação de sistema contra fraude em coletivo

Prefeitura decreta a implantação de sistema de reconhecimento biométrico facial na frota de ônibus para identificar irregularidades no uso de gratuidades e descontos

Gisele Barcelos
Publicado em 25/04/2017 às 07:05Atualizado em 16/12/2022 às 13:47
Compartilhar

Divulgação

Atual sistema é por cartão, que às vezes acaba sendo usado por outra pessoa que não tem direito ao benefício

Prefeitura decreta a implantação de sistema de reconhecimento biométrico facial na frota de ônibus para identificar irregularidades no uso de gratuidades e descontos. Cartões com passe estudantil ou isenções para idosos estavam sendo utilizados por terceiros. A situação pode resultar em suspensão do benefício.

De acordo com superintendente de Transporte Público da Prefeitura, Claudinei Nunes, a má utilização dos cartões foi constatada nas filmagens de segurança dos carros, estações e terminais. “Foram verificadas várias irregularidades e tomamos a medida para tentar coibir e inibir essa prática, pois a evasão prejudica o transporte coletivo e encarece a tarifa”, ressalta, lembrando os argumentos utilizados pelas concessionárias para solicitar o reajuste anual da tarifa de ônibus.

Nunes explica que o reconhecimento facial permitirá a fiscalização intensiva e os usuários que estiverem utilizando o cartão de forma incorreta serão penalizados. O superintendente salienta que o sistema de reconhecimento biométrico já foi instalado há dois meses nos veículos e bilheterias, mas ainda estava em fase de testes. O próximo passo para o início da operação será o cadastramento facial do titular do cartão, com registro fotográfico do usuário. O prazo para a realização do processo ainda não foi divulgado.

Como funcionará. O cadastro facial ficará armazenado em banco de dados e será comparado com as imagens capturadas do portador do cartão eletrônico de transporte no momento do uso. A conferência será feita por sistema informatizado e também por identificação visual, antes da notificação do passageiro.

Na primeira ocorrência, o superintendente informa que o cartão será bloqueado e o titular do beneficio tarifário advertido. O desbloqueio só acontecerá após o usuário comparecer à empresa de ônibus para aplicação de advertência por escrito, constando os prejuízos ao sistema por causa do uso indevido ou fraudulento. Depois deste procedimento, o cartão deve ser liberado em até 72 horas para ser utilizado no sistema de transporte coletivo urbano e rural.

Se houver reincidência, as penalidades serão progressivas, com suspensão do benefício por 30 dias, 60 dias e 120 dias, até eventual cancelamento definitivo do desconto ou gratuidade, no caso da quinta ocorrência.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por