POLÍTICA

Prorrogado prazo de estudo para PPP de usina de lixo que produzirá areia e gás

A data-limite para a entrega do material encerraria no dia 30 de março, mas foi adiado por 3 meses após pedido pela empresa responsável

Gisele Barcelos
Publicado em 24/04/2017 às 07:48Atualizado em 16/12/2022 às 13:48
Compartilhar

Foi prorrogado o prazo para apresentação dos estudos de viabilidade técnica para a PPP (Parceria Público Privado) referente à implantação de usina de tratamento de resíduos sólidos em Uberaba. A data-limite para a entrega do material encerraria no dia 30 de março, mas foi adiado por 3 meses.

Responsável pelo trabalho, o Consórcio Energia solicitou a extensão de prazo à Prefeitura para a realização dos estudos e justificou que aguarda informações técnicas do próprio município sobre o atual Sistema de Coleta Seletiva, Coleta Orgânica e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos. O pedido foi aprovado pelo conselho gestor de PPP.

A empresa recebeu autorização em dezembro do ano passado para elaborar o estudo de viabilidade para o projeto da usina de tratamento de resíduos sólidos. A proposta discutida inicialmente envolveria um Reator Termoquímico (RTQ), que recebe qualquer tipo de resíduo, excluindo metais e vidro.

Conforme as informações, ao final do processamento dos resíduos são gerados areia e gás que podem ser utilizados em indústrias. O processo mostrado pela empresa ainda consegue eliminar os resíduos que já estão nos lixões e aterros, com garantia de recuperação das áreas degradadas. O estudo englobaria a coleta seletiva e também a geração de energia por meio dos resíduos sólidos.

Além do consórcio Energia, outra empresa está autorizada a elaborar um estudo de PPP de Resíduos Sólidos para Uberaba. Trata-se da Kyocera Solar do Brasil, que apresentou trabalho em maio para avaliação da equipe técnica da Prefeitura. Prefeitura irá analisar os projetos para definir qual o mais adequado para a realidade de Uberaba. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por