POLÍTICA

Órgãos de fiscalização garantem que carne de Minas não oferece riscos ao consumidor

Marconi Lima
Publicado em 23/04/2017 às 15:06Atualizado em 16/12/2022 às 13:49
Compartilhar

A carne produzida em Minas não apresenta riscos ao consumidor. A garantia foi dada por órgãos de fiscalização estadual e federal em audiência pública conjunta das Comissões de Agropecuária e Agroindústria e de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião tratou dos impactos da operação Carne Fraca, realizada pela Polícia Federal em março deste ano, que detectou irregularidades na cadeia produtiva da carne pelo país.

O representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Arantes Pereira, garantiu que o Brasil tem a melhor e mais barata carne do mundo. Segundo ele, Minas Gerais não teve nenhum estabelecimento citado na operação e tem um produto confiável para o consumidor. Ele, que disse estar preocupado com o produtor rural brasileiro, destacou que o país está exportando mais do que antes da operação, apesar de o faturamento ter caído. “Existe o oportunismo do mercado internacional, que está pagando menos pelo produto", declarou. Além disso, afirmou que a imprensa foi sensacionalista, uma vez que o problema é pontual. "Foram colhidas 302 amostras e apenas 10% apresentaram irregularidade. Deste pequeno montante, apenas 2% tinham produtos não permitidos", completou.

O coordenador de Vigilância Sanitária e Ambiental da Fundação Ezequiel Dias, Kleber Eduardo da Silva Baptista, também tranquilizou os consumidores. De acordo com ele, as amostras feitas do ponto de vista higiênico e sanitário, que busca produtos proibidos, determinou que a carne mineira tem um percentual de reprovação muito baixo (menos de 10%).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por