POLÍTICA

Deputados do município não estão na lista de investigados por Fachin

Relator da Lava-Jato na Corte, determinou abertura de inquéritos contra 9 ministros do governo do presidente Temer

Marconi Lima
Publicado em 12/04/2017 às 07:41Atualizado em 16/12/2022 às 14:01
Compartilhar

Foto/Reprodução

Os nomes que constam na lista do relator da operação Lava-Jato na Corte, Edson Fachin, foram divulgados pelo jornal Estado de S. Paulo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, relator da operação Lava-Jato na Corte, determinou a abertura de inquéritos contra nove ministros do governo do presidente Michel Temer, além de 29 senadores e 42 deputados federais. Os nomes que constam na lista foram divulgados pelo jornal Estado de S. Paulo.

Nenhum parlamentar ligado a Uberaba consta nessa lista. Mas, há nomes de políticos que têm relação com a cidade, como é o caso dos senadores Aécio Neves (PSDB) e Antonio Anastasia (PSDB). Há também o nome do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), que esteve aqui durante a campanha para a reeleição no comando da Casa. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, que participou em Uberaba de seminário de países africanos de língua portuguesa, está na lista.

O grupo de 108 investigados integra o conjunto de pedidos de abertura de inquéritos que a Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou ao Supremo com base em delações premiadas de 77 executivos e ex-executivos da empreiteira Odebrecht.

Os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff não integram essa relação de investigados, uma vez que não mais têm direito a foro privilegiado (julgamento restrito ao STF). Apesar de citado nas delações, o presidente Michel Temer (PMDB) também não está na lista. A PGR alegou não poder investigá-lo devido à “imunidade temporária” que detém como presidente da República. Entre os alvos de investigação na Corte estão ainda três governadores e 24 políticos e autoridades sem foro, mas que possuem ligação com os políticos com foro envolvidos. Nove ministros do governo Temer também estão na mira do STF.

Outros ministros que estão na lista: Eliseu Padilha, da Casa Civil; Moreira Franco, da Secretaria-Geral da Presidência da República; Gilberto Kassab, da Ciência e Tecnologia; Helder Barbalho, da Integração Nacional; Aloysio Nunes, das Relações Exteriores; Bruno Araújo, das Cidades; Roberto Freire, da Cultura, e Marcos Pereira, da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Padilha e Kassab responderão a duas investigações cada.

Dos governadores com pedido de abertura de inquérito estão Renan Filho (PMDB), de Alagoas; Tião Viana (PT), do Acre, e Robinson Faria (PSD), do Rio Grande do Norte.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por