POLÍTICA

Ambientalista defende Estrada Real para fortalecer o turismo da região

Proposta de viabilização de uma Estrada Real para exploração turística na região do Triângulo foi apresentada na Câmara

Marconi Lima
Publicado em 25/03/2017 às 09:45Atualizado em 16/12/2022 às 14:24
Compartilhar

Crédit Rodrigo Garcia/CMU

Uma proposta de viabilização de uma Estrada Real para exploração turística na região do Triângulo Mineiro foi apresentada na Câmara Municipal de Uberaba (CMU). O Brasil conta com três estradas reais reconhecidas, Parati-Diamantina, Picada de Goiás (que tem mais de mil quilômetros) e Anhanguera, todas reconhecidas pela Coroa Portuguesa.

A proposta foi apresentada pelo escritor, advogado e historiador Guido Bilharinho e pelo educador, ambientalista e gestor ambiental Celso Provezano. O projeto é baseado no Programa Estrada Real e tem como objetivo ajudar no crescimento do turismo municipal.

Os dois foram convidados pela vereadora Denise Max (PR). Bilharinho explicou que a estrada foi criada em uma época em que o país era coberto por florestas e ocupado por indígenas, que eram bastante agressivos, ou mesmo defensivos, pela presença cada vez maior do homem branco.

O futuro circuito seria de Uberaba a Cascalho Rico, composto por quatro municípios importantes: Uberaba, Uberlândia, Indianópolis e Cascalho Rico. A intenção, conforme disse Provezano, é de que o roteiro turístico atenda aproximadamente 700 produtores rurais em todo o trajeto, que faria parte da Estrada Real Anhanguera.

Celso Provezano contou que a cidade precisa atender a um total de dez requisitos para se enquadrar no Programa Estrada Real, que são disponibilizados pelo Instituto Estrada Real. Uberaba não atende a um dos requisitos, que é de estar localizado na divisa de um ou mais municípios na área de abrangência. A questão é que a cidade integrante da Estrada Real mais próxima é São João del-Rei.

De acordo com Provezano, a intenção é de reconhecer primeiro a Picada de Goiás como estrada Real (mais perto de Uberaba) para depois fazer o mesmo com a Anhanguera. Ele lembrou que a verba para viabilizar o projeto já existe, de aproximadamente R$1 milhão, e que a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) de Uberaba e de Uberlândia são parceiras. Provezano pediu a união de todos, vereadores e deputados, independente de partidos, para viabilizar o projeto, para que os pontos negativos sejam superados.

Denise comentou que muitas pessoas e famílias poderiam ser beneficiadas com o projeto. “Seriam beneficiados municípios que estão carentes de turismo”, afirmou Denise, para quem a proposta merece ser defendida por todos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por