POLÍTICA

Em meio a denúncias, diretor da Pró-Saúde é chamado a ir à Câmara

Comissão de Saúde da CMU provou ofício, por meio do qual será convidado a estar no plenário amanhã o diretor-administrativo da Pró-Saúde

Marconi Lima
Publicado em 22/03/2017 às 07:38Atualizado em 16/12/2022 às 02:28
Compartilhar

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Uberaba (CMU) aprovou ofício, por meio do qual será convidado a estar no plenário amanhã (23) o diretor-administrativo da organização social (OS) Pró-Saúde, Fábio Machado. A entidade é responsável por gerir administrativamente as duas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e também será responsável pelo Hospital Regional.

Desde o início das sessões ordinárias do mês de março os vereadores criticam a permanência da OS à frente das UPAs em Uberaba. Alguns parlamentares até pediram que a Prefeitura cancele o contrato com a Pró-Saúde. Na sessão de ontem, ficou definido que será feito convite ao diretor-administrativo para que compareça ao plenário.

Vale lembrar que, por não se tratar de uma convocação, não há obrigatoriedade da presença de qualquer representante na sessão. “Se não vier nenhum representante à Câmara Municipal, será um flagrante desrespeito ao Poder Legislativo. Vamos deixar claro ao Poder Executivo que estamos atentos ao sentimento da população e não estamos satisfeitos com os serviços prestados por esta entidade em Uberaba”, disse o presidente da CMU, Luiz Dutra.

Na semana passada, o vereador Kaká Carneiro (PR) esteve reunido com médicos que prestam serviço à OS nas UPAs. De acordo com o parlamentar, os profissionais se queixaram dos atrasos salariais e que a OS não honra os pagamentos das parcelas em atraso, da falta de insumos básicos e medicamentos essenciais nas duas unidades, como equipo, antibióticos e até soro. Até a alimentação oferecida aos pacientes é precária, sendo que no cardápio constariam apenas arroz, ovo e a “metade” de um hambúrguer. Já a sopa consiste em macarrão e água.

A OS divulgou um comunicado por meio do qual garante que não são precisas as informações divulgadas pelo vereador.

Outro vereador, Ismar Marão (PSD) também recebeu denúncia a respeito da alimentação dos pacientes. Registro de Eventos da Defesa Social (Reds) foi feito por uma pessoa que denunciou a qualidade da comida. Consta no documento policial que a refeição é servida sem cuidados básicos e nem há diferenciação, por exemplo, para quem é hipertenso. Um marmitex, segundo Marão, foi levado para perícia. O parlamentar foi enfático na cobrança da presença de representante da OS no plenário.

O vereador Alan Carlos (PEN) destacou que é preciso lembrar que a Câmara autorizou a terceirização do serviço e que é preciso também cobrar da Prefeitura ações para melhoria no atendimento. A sessão ordinária da quinta-feira (23) está marcada para começar às 8h30.

Leia mais:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por