POLÍTICA

Líderes partidários na Câmara Federal lamentam a morte de Teori Zavascki

Líderes partidários da Câmara dos Deputados lamentaram a morte do ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki

Marconi Lima
Publicado em 22/01/2017 às 15:20Atualizado em 16/12/2022 às 15:35
Compartilhar

Líderes partidários da Câmara dos Deputados lamentaram a morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, vítima de um acidente aéreo ocorrido na quinta-feira (19) em Paraty, litoral sul do Rio de Janeiro. Relator dos processos da Operação Lava-Jato no STF, Teori trabalhou, mesmo durante o recesso do Judiciário, para acelerar as homologações de novas delações de executivos da empreiteira Odebrecht, aguardadas para esta segunda-feira (23). O seu corpo foi sepultado no fim da tarde de ontem, em Porto Alegre.

O líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), sintetizou a expectativa dos parlamentares em relação às investigações. “É uma perda irreparável. Todos nós estamos aguardando a decisão da presidente Cármen Lúcia [do STF]: se ela vai designar um novo relator, considerando o próprio regimento, que dá condições excepcionais para ela escolher; se ela vai ouvir o colegiado do Supremo como um todo; ou se vai aguardar o próximo ministro”, afirmou.

Rubens Bueno disse torcer por uma solução rápida que não paralise o andamento da Operação Lava-Jato. “Nos últimos dias, o ministro Teori Zavascki esteve em Brasília trabalhando para produzir toda a documentação necessária para que, a partir de fevereiro, pudesse tomar uma série de decisões, além de ouvir aqueles que estão denunciados”, disse Bueno.

O novo líder do PT, deputado Carlos Zarattini (SP), ressaltou as qualidades de Teori e disse que poderá haver um ligeiro atraso nas investigações da Lava-Jato. "O ministro Zavascki se caracterizou por um trabalho sério, competente e uma discrição muito importante para um ministro do Supremo Tribunal Federal. Nós todos tínhamos sempre muita expectativa em relação às suas decisões por conta dessa seriedade e profundidade”, declarou.

“Foi uma perda grande para o Brasil. A gente espera ter um outro ministro com o mesmo trabalho e a mesma seriedade que ele teve. Evidentemente que todas essas avaliações que estavam sendo feitas pelo ministro Teori vão sofrer um atraso, mas isso vai ter uma continuidade que permita o final desse processo, com o julgamento de quem deve ser julgado ou a absolvição de quem deve ser absolvido", disse Zarattini.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por