POLÍTICA

Uberabenses vão às ruas manifestar contra a corrupção e apoiar a Lava Jato

O grupo também levou cartazes com mensagens de repúdio aos deputados federais que votaram a favor das mudanças no projeto anticorrupção apresentado pelo MP

Gisele Barcelos
Publicado em 05/12/2016 às 09:47Atualizado em 16/12/2022 às 16:19
Compartilhar

Foto/Neto Talmeli

Maurício Ferreira disse que a comunidade respondeu à convocação feita nas redes sociais e a adesão foi significativa

Mais de 150 pessoas participaram, ontem, de protesto contra a corrupção em Uberaba, conforme estimativa da Polícia Militar. Manifestantes ficaram concentrados no Mercado Municipal e na praça da igreja Santa Rita, carregando faixas em defesa à continuidade das investigações da Operação Lava Jato e de apoio ao trabalho da Polícia Federal.

O grupo, também, levou cartazes com mensagens de repúdio aos deputados federais que votaram a favor das mudanças no projeto anticorrupção apresentado pelo Ministério Público. Adelmo Carneiro Leão (PT), Aelton Freitas (PR), Caio Narcio (PSDB), Marcos Montes (PSD) e Zé Silva foram alvo de críticas diretas no protesto.

Com os nomes e as fotos dos cinco parlamentares com base eleitoral em Uberaba, uma das faixas cartazes trazia a mensagem: “Eles querem acabar com a Lava Jato, votaram contra o povo e terão nossa resposta”. O questionamento foi o voto dos respectivos deputados a favor da emenda que prevê a punição de juízes e de membros do Ministério Público por crimes de abuso de autoridade.

De acordo com um dos organizadores do movimento, Maurício Ferreira, a comunidade respondeu à convocação feita nas redes sociais e a adesão foi significativa. Ele considera que as mudanças aprovadas na Câmara Federal no pacote das dez medidas contra a corrupção foram um “crime” contra a nação e desvirtuaram a proposta de fortalecer a Lava Jato. Por isso, ele considera importante o engajamento popular contra a postura das lideranças políticas. “Eles precisam entender que a população quer, urgentemente, punir os corruptos e não pode ter incentivo ao enfraquecimento das investigações”, ressalta.

O ato pacífico estendeu-se por cerca de uma hora. Não foi realizada passeata devido a possíveis complicações no trânsito do centro da cidade, principalmente por causa do itinerário do BRT na avenida Leopoldino de Oliveira. Os participantes realizaram pit stops nos sinaleiros próximos ao Mercado Municipal e, também, apitaço, com manifestações de apoio dos motoristas que passaram pelo local.

Nacional. As manifestações a favor da Operação Lava Jato e contra a corrupção aconteceram de forma pacífica e reuniram milhares de pessoas em todos os 26 estados mais o Distrito Federal. Até as 19h55, os atos foram registrados em 81 cidades e haviam mobilizado 75 mil pessoas, segundo a Polícia, e 474 mil, segundo organizadores. O Palácio do Planalto divulgou nota na qual diz que os protestos contra a corrupção em várias cidades do país “fortalecem as instituições” e afirma que os Poderes devem estar “atentos” às reivindicações da população.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por