POLÍTICA

Projeto que aumenta número de cadeiras entra em pauta na 2ª

O Projeto de Emenda à Lei Orgânica (Proem) 03/15 está na pauta da primeira reunião ordinária do mês de dezembro na Câmara de Uberaba

Marconi Lima
Publicado em 03/12/2016 às 22:19Atualizado em 16/12/2022 às 16:20
Compartilhar

O Projeto de Emenda à Lei Orgânica (Proem) 03/15 está na pauta da primeira reunião ordinária do mês de dezembro na Câmara Municipal de Uberaba (CMU). A proposição altera o número de vereadores no Legislativo, passando dos atuais 14 para 23. A proposta é de autoria do vereador Cléber Cabeludo (PP). Os vereadores Elmar Goulart (PMN), China (PMN), Edmilson de Paula (PR), Afrânio Cardoso (PMN) e Ismar Marão (PSD) assinaram o projeto para que ele entrasse em tramitação.

Ismar, um dos que assinaram a proposição, havia se manifestado que o ideal era esperar a chegada dos novos vereadores, eleitos para a próxima legislatura. Na opinião do parlamentar, seria melhor discutir a matéria com a nova Câmara, pois se trata de tema polêmico. “Quando eu assinei esse projeto, para que ele entrasse em tramitação, foi no ano passado. Na época, não foi conseguido o número mínimo de assinaturas, e só agora elas foram colhidas. Eu mudei a minha opinião sobre o projeto. Acho que por conta das dificuldades econômicas que o país atravessa, não sei se é o momento para o aumento no número de cadeiras na Câmara”, ressaltou Ismar.

Na justificativa do projeto, Cléber Cabeludo, autor da matéria, lembra que a legislação prevê o número de até 23 vereadores nos municípios com mais de 300 mil habitantes e de até 450 mil habitantes. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Uberaba possui atualmente pouco mais de 325.279 habitantes. No ano passado, Cléber manifestou o desejo de colocar em tramitação o Proem, mas não conseguiu o número mínimo de cinco assinaturas para que o projeto desse entrada na CMU.

O presidente da CMU, vereador Luiz Dutra (PMDB), também compartilhou da opinião de Ismar e disse que o melhor momento para avaliação desse projeto seria na próxima Legislatura. Se aprovado o projeto, a alteração no número de vereadores na CMU só deve acontecer a partir de 2021.

Ainda na segunda, os vereadores também vão apreciar o Projeto de Lei (PL) 24/16, de autoria do vereador Edmilson de Paula (PMN), que trata da avaliação periódica dos equipamentos públicos esportivos do município de Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por