POLÍTICA

Árvores retiradas na avenida da Saudade são replantadas

A Prefeitura de Uberaba iniciou a retirada de árvores da avenida da Saudade, onde serão instalados terminais do BRT/Vetor

Thassiana Macedo/David Tschaikowsky
Publicado em 26/10/2016 às 07:25Atualizado em 16/12/2022 às 16:51
Compartilhar

Jairo Chagas

Equipe da PMU faz replantio de árvore na praça do Cemitério, o que foi questionado por leitor

 

A Prefeitura Municipal iniciou a retirada de árvores da avenida da Saudade, onde serão instalados terminais do BRT/Vetor. Ao todo serão transplantadas 23 espécies arbóreas e árvores, como palmeiras, oitis e acácias, que serão replantadas na rotatória do cemitério São João Batista. A previsão é de que este processo termine hoje. O Jornal da Manhã recebeu imagens mostrando o transporte de uma árvore, com questionamentos sobre a maneira correta de carregá-la para o transplante em outro local.

Segundo o assessor da Secretaria de Meio Ambiente, Guilherme Nascimento, a população tem receio quanto ao replantio. “Nós vamos cuidar, porque existe um acordo com o Ministério Público. É nosso dever manter essas árvores até que elas se recuperem. Houve alguns cortes [em outras avenidas], mas também existiu uma compensação de árvores plantadas a mais, em relação às que tiveram que ser cortadas”, explica Guilherme.

Das 123 espécies de árvores transplantadas da avenida Dona Maria de Santana Borges e replantadas em diversos pontos da cidade, apenas 18 não vingaram por dificuldade de adaptação. Neste sentido, outras mudas do Horto Municipal já foram plantadas no local e estão adaptadas. Quanto à forma de transporte das árvores adotada pela PMU, será direcionado um fiscal da Secretaria de Meio Ambiente para que os cuidados sejam tomados durante todo o serviço, desde a retirada até o transplantio.

Segundo o ambientalista Carlos Marcos Andrade (Cacá Sankari), ao longo da implantação desta etapa do projeto, o movimento “Marcadas para morrer... ou viver!” conseguiu reduzir o impacto através de várias reuniões com a Prefeitura. “As alterações que nós sugerimos, a Prefeitura acatou em relação aos locais onde serão instalados os pontos e, com isso, conseguimos reduzir para 20% a supressão de espécies arbóreas e árvores. Na avenida da Saudade, em frente da Escola Corina de Oliveira, onde iam ser retiradas entre 13 e 15 espécies arbóreas e árvores, foram retiradas apenas quatro. Em frente do Carmelo, iriam ser retiradas mais de 10 palmeiras e duas árvores de médio porte, mas conseguimos passar a estação para outro local mais à frente, onde foram retiradas uma palmeira e duas árvores de pequeno porte, reduzindo o impacto da obra do BRT”, avalia Sankari.

Cacá Sankari afirma que, tecnicamente, a maneira incorreta de realizar esse transporte seria deixando as raízes expostas, com parte da terra original em profundidade e uma tela protetora até o transplante da espécie no novo local, e água suficiente. No entanto, ele ressalta que o ideal seria que a Prefeitura divulgasse publicamente em seu portal o acompanhamento de todas as espécies arbóreas e árvores transplantadas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por