POLÍTICA

Delegado da PC tentará buscar 30 investigadores recém-formados

Polícia Civil formou 945 novos investigadores para todo o Estado e o delegado-chefe do 5º Departamento tem audiência esta semana, em BH, para definir designações para Uberaba e região

Marconi Lima/Redação
Publicado em 28/08/2016 às 10:01Atualizado em 16/12/2022 às 17:33
Compartilhar

Manoel Marques/Imprensa-MG

Governador Fernando Pimentel durante a formatura de investigadores da Polícia Civil de Minas

 

O governador Fernando Pimentel (PT) participou na Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol), em Belo Horizonte, da formatura de 945 investigadores da corporação. O chefe do 5º Departamento de Polícia Civil, delegado Heli Geraldo de Andrade, pretende ter audiência esta semana com o delegado-geral da PC em Minas, João Otacílio Silva Neto, para discutir a destinação desses profissionais para Uberaba e região.

Os 945 novos investigadores das 33 turmas formadas serão distribuídos por todo o Estado de acordo com critérios técnicos e objetivos, que compreendem a nota classificatória do concurso e a análise da demanda de novos policiais em cada região. A previsão legislativa, os índices de criminalidade e violência, bem como o tamanho da população, serão critérios adotados para a distribuição dos novos investigadores. Pela primeira vez, os aspirantes, todos graduados em ensino superior, já ingressam na Polícia Civil nomeados como policiais civis.

Heli Andrade disse que, para completar o quadro de investigadores de Uberaba, seria necessária a destinação de pelo menos 40 deles para a cidade. No entanto, na audiência que manterá em Belo Horizonte, ele tentará a liberação de, no mínimo, 30, diante do entendimento de que outros locais do Estado também enfrentam o problema de déficit de pessoal.

O delegado-chefe do 5º Departamento da Polícia Civil destaca ainda que precisa recompor também os quadros de cidades como Araxá, Frutal, Iturama, Campo Florido, Planura, Santa Juliana, entre outros municípios, com, pelo menos, mais 40 investigadores. Heli Andrade disse que buscará o apoio das forças políticas locais, como os deputados Tony Carlos, Lerin e Adelmo, que, apesar do momento eleitoral, precisam estar unidos em favor da segurança pública.

Durante a solenidade de formatura, o governador Pimentel ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela Polícia Civil para garantir a segurança pública da população mineira. Ele também destacou a trajetória percorrida pelos investigadores. “Vocês passaram primeiro por um concurso público muito concorrido e muito difícil. Depois, vieram para um curso de formação muito exigente. Quem conhece a Acadepol sabe o nível de exigência que existe. Vocês sabem que a missão do policial é uma das mais nobres do serviço público”, salientou o governador, que se disse muito honrado por ter sido escolhido patrono das turmas.

O chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado-geral João Otacílio Silva Neto, falou sobre as perspectivas para os novos policiais. “Posso dizer, com certeza, sobre o esforço de todos os envolvidos nesse curso de formação técnica profissional, que tem como foco formar policiais conscientes do seu papel de promotores dos direitos humanos e da cidadania, com conhecimento sobre o crime e a criminalidade”, disse.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por