POLÍTICA

Correção de documento mantém Uberaba no Mapa do Turismo

Setur corrigiu documentação enviada ao órgão para garantir a permanência de Uberaba na regionalização do Mapa do Turismo

Marconi Lima
Publicado em 27/08/2016 às 22:26Atualizado em 16/12/2022 às 17:34
Compartilhar

A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur) corrigiu a documentação enviada ao órgão para garantir a permanência de Uberaba na regionalização do Mapa do Turismo. Foi o que confirmou a Secretaria de Comunicação da Prefeitura.

Recentemente, a Câmara Municipal de Uberaba (CMU) aprovou requerimento que foi enviado ao Executivo, solicitando informações sobre os motivos de o município não ser incluído no mapa turístico do Estado em 2016. No documento encaminhado à Prefeitura, o Legislativo lembrou que Uberaba integra o chamado Circuito Turístico dos Lagos.

A diretora de Desenvolvimento de Turismo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jannice da Cunha Hueb Rocha, disse que os documentos foram enviados dentro do prazo. Ela acrescentou que o atraso na certificação da troca de nome do Circuito dos Lagos para Associação dos Municípios de Interesse Turístico da Alta Mogiana (Mitam) fez com que os documentos não fossem completamente avaliados. A Mitam engloba municípios do Estado de São Paulo e, também, do Estado de Minas Gerais. “Os municípios que cumpriram os requisitos foram avaliados e, como Uberaba tinha encaminhado tudo corretamente, voltou a fazer parte da regionalização”, explica Jannice.

A diretora do departamento ainda pontua que a partir de agora o poder público, em parceria com empresários, vai desenvolver a potencialidade do município para que os empreendimentos tenham uma versão diferente. Além disso, ela declara que os recursos vindos da União e do Estado não serão interrompidos.

Os Circuitos Turísticos abrigam um conjunto de municípios de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas, que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável, consolidando uma identidade regional. O trabalho destas entidades se dá por meio da integração contínua dos municípios, gestores públicos, iniciativa privada e sociedade civil, consolidando uma identidade regional e protagonizando o desenvolvimento por meio de alianças e parcerias.

Hoje, de acordo com a Resolução 045/2014, Minas Gerais conta com 45 Circuitos Turísticos certificados, envolvendo todas as regiões de Minas Gerais e aproximadamente 460 municípios regionalizados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por