POLÍTICA

Reunidos em Delta, prefeitos da Amvale reforçam preocupação com a segurança

Prefeitos associados à Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande estiveram reunidos ontem em Delta

Publicado em 23/07/2016 às 08:07Atualizado em 16/12/2022 às 18:00
Compartilhar

Divulgação

Prefeito Paulo Piau falou aos colegas associados à Amvale, ontem, durante reunião em Delta

 

Prefeitos associados à Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande) estiveram reunidos ontem em Delta. De acordo com o presidente da entidade e prefeito de Campo Florido, Ademir de Mello, o encontro foi muito proveitoso. Aproveitou para agradecer à prefeita Lauzita Rezende da Costa pela recepção e cessão do anfiteatro do novo centro administrativo da Prefeitura Municipal de Delta, cujo nome homenageia o ex-prefeito José Eustáquio da Silva, para realização do encontro.

Entre os assuntos abordados figuraram questões relacionadas com a segurança publica, gestões na área de saúde, conhecimento sobre linhas de financiamento por bancos internacionais e formação profissional para jovens, além do trabalho de representação que a Amvale mantém em Brasília para formalização de convênios e acompanhamento de emendas de parlamentares. Foi aprovada a participação da entidade na ExpoCigra 2016.

Segurança: preocupação crescente. Especificamente em relação à segurança pública, Ademir de Mello afirmou que esse é o maior problema enfrentado hoje. “Pesquisas realizadas indicam que a população quer mais segurança. Saúde e Educação vão bem, mas segurança, infelizmente, está nessa situação”, comentou o dirigente municipalista, ao defender a adoção de leis mais rígidas, pois as polícias têm feito o que podem. As mudanças, segundo ele, devem ocorrer nas três esferas de governo. Ademir de Mello disse que uma das alternativas debatidas na reunião foi a criação de guardas municipais nos municípios associados que ainda não dispõem de tal corporação.

Saúde: gestão regionalizada. Prefeito de Uberaba, Paulo Piau fez relato sobre recentes audiências em Brasília e Belo Horizonte focadas em gestões para a saúde regional, incluindo apoio para a estadualização do Hospital Dr. Hélio Angotti, de Uberaba. Anunciou que o Estado assegurou 25% do custeio do Hospital Regional. Restam, agora, os 50% do governo federal e os restantes 25% a serem definidos com os colegas prefeitos. O rateio incluirá, ainda, duas UPAs de Uberaba que atendem pacientes da região. “Temos que ter eficiência na gestão, tanto no HR quanto nas UPAs. Vamos decidir, oportunamente, com os prefeitos da região”, diz.

A secretária da Amvale Vanessa Faria apresentou um relatório com as principais realizações da Associação para os municípios associados ao longo do primeiro semestre. O consultor Jurídico advogado Fábio Macciotii da Costa atualizou informações sobre a implantação, via consórcio, do Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Edson Souza Gonçalves, secretário executivo do Cisvalegran, apresentou dados sobre os atendimentos do consórcio que atua na área de saúde.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por