POLÍTICA

Divulgação de enquetes ou sondagens eleitorais proibida até outubro

Divulgação de enquetes ou sondagens referentes ao pleito deste ano está proibida até o encerramento do processo eleitoral de 2016

Gisele Barcelos
Publicado em 22/07/2016 às 08:10Atualizado em 16/12/2022 às 18:01
Compartilhar

Divulgação de enquetes ou sondagens referentes ao pleito deste ano está proibida até o encerramento do processo eleitoral. O descumprimento da regra será punido com multa, que varia de R$53 a R$106 mil, conforme a legislação eleitoral. A realização de consultas informais era permitida neste período até 2013, mas houve mudanças por causa da minirreforma eleitoral.

As enquetes e sondagens são diferentes da pesquisa eleitoral. Esse tipo de consulta, que era geralmente realizada em sites, depende apenas da participação espontânea do interessado. Não há controle de amostra e nem a utilização de método científico, pois consiste na simples coleta de opiniões de eleitores.

A pesquisa eleitoral, por outro lado, continua permitida e pode ser divulgada até o próprio dia da eleição. Essa modalidade de levantamento requer dados estatísticos realizados junto a uma parcela da população de eleitores, com o objetivo de comparar a preferência e a intenção de voto a respeito dos candidatos que disputam determinada eleição.

Desde o dia 1º de janeiro deste ano, as pesquisas eleitorais relativas ao pleito de 2016 devem ser registradas na Justiça Eleitoral para divulgação. Até o momento foram registradas 879 pesquisas no TSE, sendo quatro levantamentos focados na disputa majoritária em Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por