POLÍTICA

Antiga UPA Abadia será reaberta para atendimento ambulatorial

Unidade passa a ser denominada Clínica da Família e, por meio de convênio com a UFTM, terá foco na atenção a crianças, idosos e gestantes

Gisele Barcelos
Publicado em 29/06/2016 às 07:26Atualizado em 16/12/2022 às 18:18
Compartilhar

Jairo Chagas

Prefeito Paulo Piau assina convênio com a UFTM, representada pela reitora Ana Lúcia de Assis Simões, para implantar a Clínica da Família

 

Após reforma do prédio onde funcionou a UPA Abadia, Prefeitura firmou ontem convênio com a UFTM e anunciou a reabertura da unidade a partir de 1º de agosto no bairro. O serviço, entretanto, não funcionará em regime 24 horas e não oferecerá o pronto-atendimento de urgências e emergências. O local abrigará um complexo de assistência ambulatorial, com expediente das 7h às 22h.

Denominada Clínica da Família, a unidade terá como foco a atenção a crianças, idosos e gestantes. Os pacientes serão encaminhados por outras unidades de saúde para consultas agendadas, mas também serão atendidas pessoas que procurarem o serviço diretamente.

Serão oferecidos atendimentos nas áreas de pediatria, geriatria, dermatologia, pequenas cirurgias, clínica geral/saúde da família, enfermagem, acompanhamentos fisioterápico e nutricional individuais, prática de educação física e ainda as visitas domiciliares na área de abrangência da unidade. No período noturno, o usuário vai contar com atendimentos nas áreas de clínica geral e enfermagem no local.

O convênio assinado ontem prevê que a UFTM vai disponibilizar equipe multiprofissional para o atendimento na unidade. Além de professores, residentes e estudantes da área da Saúde, o local vai envolver profissionais de outros cursos da universidade. De acordo com a reitora da UFTM, Ana Lúcia de Assis Simões, será permitida aos alunos uma experiência fora do ambiente hospitalar, aprimorando a formação universitária.

No evento, o prefeito Paulo Piau (PMDB) lembrou que a reabertura da unidade no Abadia foi uma promessa de campanha em 2012. No entanto, ele justificou que não é possível abrir o pronto-atendimento 24 horas no local por falta de recursos. O chefe do Executivo ressalta que o município já tem duas UPAs subsidiadas com verba federal e estadual, mas não possui população para pleitear uma terceira. Com isso, a Prefeitura arcaria sozinha a manutenção da estrutura. “Não temos condições financeiras”, acrescenta.

Já o secretário municipal de Saúde, Marco Túlio Cury, pondera que a proposta foi construída com base em um estudo das necessidades da região. Ele lembra que a ideia de oferecer um serviço 24 horas foi ventilada inicialmente, mas a decisão foi apenas por um horário ampliado para não confundir os usuários. “Quem busca atendimento no meio da madrugada precisa de um serviço de urgência. Isso não será oferecido na unidade do Abadia, apenas nas duas UPAs. Então, não teria justificativa ficarmos com o local aberto 24 horas. Só iria confundir a população”, afirma o titular da Saúde.

Até a inauguração da Clínica da Família em agosto, as equipes da Secretaria de Saúde e da UFTM trabalham para definir das rotinas de atendimento e na ocupação da estrutura física. O complexo assistencial tem a perspectiva de atender 1.600 pessoas por mês.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por