POLÍTICA

Cidade tem 5ª morte por dengue e o 7º caso de zika em gestantes

Boletim epidemiológico confirma a morte de mulher de 75 anos por dengue e zika em gestante de 33 anos, que está recebendo acompanhamento pré-natal especial

Gisele Barcelos
Publicado em 26/05/2016 às 07:13Atualizado em 16/12/2022 às 18:43
Compartilhar

Foto/Sérgio Teixeira

Quinta morte por dengue em Uberaba foi confirmada ontem pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). O boletim epidemiológico também registrou mais um caso positivo de zika vírus em gestante na cidade.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde posicionou que a quinta morte por dengue é referente a uma mulher, de 75 anos, portadora de hipertensão. Conforme as informações da pasta, a paciente deu entrada no dia 25 de fevereiro na UPA do Mirante com sintomas da doença e a equipe já deu início ao protocolo de atendimento para dengue. Ainda segundo a secretaria, a paciente chegou a ser transferida em 1º de março para o Hospital de Clínicas e morreu no dia 6 do respectivo mês por causa de complicações causadas pela doença.

A nota ressalta que o município continua desenvolvendo as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, apesar do período de baixa transmissão com a queda nas temperaturas e a redução das chuvas. A secretaria informa que cerca de 200 agentes estão percorrendo os imóveis da cidade em visitas domiciliares de segunda a sábado. Além disso, os veículos do fumacê também são acionados de acordo com as notificações da doença.

Já em relação ao sétimo caso de zika vírus em gestante, o município informa que a suspeita foi notificada no dia 26 de fevereiro. A paciente, de 33 anos, estava no terceiro mês de gravidez e começou a ser acompanhada pela equipe de Vigilância Epidemiológica do município.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a gestante viajou para Caldas Novas (GO) no dia 5 de fevereiro e os sintomas começaram no dia 23 do mesmo mês. A equipe técnica avaliou todos os exames realizados pela paciente até o momento, assim como os cartões de pré-natal e de vacinação.

Em seguida, a gestante foi encaminhada para atendimento no Hospital de Clínicas, onde serão realizados exames complementares e acompanhamento médico até o nascimento da criança. Ao longo do pré-natal já foram realizados quatro ultrassons e nem um apresentou qualquer alteração. O último exame ocorreu no dia 13 de maio.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por