POLÍTICA

Piau diz que já reduziu mais de 31% dos cargos comissionados na PMU

A atual administração, ao assumir a Prefeitura de Uberaba em janeiro de 2013, encontrou uma estrutura com 988 cargos em comissão

Publicado em 05/05/2016 às 07:50Atualizado em 16/12/2022 às 19:01
Compartilhar

Foto/Neto Talmeli

Entre comissionados e contratados, a atual gestão de Paulo Piau já reduziu a máquina em 558 cargos

A atual administração, ao assumir a Prefeitura de Uberaba em janeiro de 2013, encontrou uma estrutura com 988 cargos em comissão, os chamados comissionados. Hoje, segundo dados oficiais da Prefeitura, e já descontadas as recentes exonerações, são 674 cargos ocupados, uma redução de 31,78%%, ou seja, 314 cargos comissionados a menos. Somando a exoneração de mais 244 contratados, a redução de cargos entre as duas modalidades soma 558 desde 2013. Sendo que hoje a metade dos cargos comissionados ainda ocupados é mantida por servidores de carreira, ou seja, servidores concursados da própria PMU. Ainda segundo os dados, os demais cargos em sua grande maioria são ocupação por técnicos operacionais afetos a cada secretaria e não por mera indicação política. “Essa redução não é de agora somente, os números mostram que estamos com esse processo desde o primeiro dia de governo e vamos continuar, pois a economia do país está em frangalhos, mas, claro, sem prejuízo aos serviços essenciais”, comentou o prefeito.

Todos os serviços essenciais promovidos pela Prefeitura necessitam dos cargos em comissão, como educação, saúde e desenvolvimento social. “É equivocado afirmar que a grande maioria dos cargos da Prefeitura é por indicação política, não é correto. Alguns são até mesmo eleitos, como é o caso de parte dos diretores escolares. A grande maioria é composta por profissionais técnicos que precisam do conhecimento em suas áreas de atuação, além, é claro, dos servidores de carreira que ocupam grande parte desses cargos”, revelou a secretária de Administração, Eclair Gonçalves.

Com as 15 medidas de economia anunciadas pelo prefeito, já foram exoneradas 336 pessoas, entre contratados e comissionados, além disso, outras 36 que seriam nomeadas para a educação foram remanejadas do setor administrativo e retornaram à sala de aula. Esses não entraram na soma. Com as reduções, secretários, diretores de departamento, chefes de seção estão acumulando funções sem alteração nos salários.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por