POLÍTICA

Contratação de forasteiros pelas indústrias é denunciada na Câmara

Eles alegam que empresas preferem contratar mão de obra de outras localidades, deixando de empregar trabalhadores locais

Marconi Lima
Publicado em 04/05/2016 às 15:51Atualizado em 16/12/2022 às 19:02
Compartilhar

Mais uma vez, trabalhadores de Uberaba que trabalham com manutenção em indústrias localizadas nos distritos industriais da cidade recorreram à Câmara de Vereadores. Eles reclamam que as empresas se preparam para a chamada parada técnica para manutenção de equipamentos e estão contratando profissionais de outras cidades para atuar no serviço.

Um grupo de 20 pessoas esteve em reunião com o vereador China (PMN). Eles alegam que as empresas preferem contratar mão de obra de outras localidades, deixando de empregar trabalhadores locais. Os trabalhadores que foram ao Legislativo alegam que essa preferência por profissionais de fora de Uberaba gera sérias dificuldades para as famílias que residem no município. “Nós enfrentamos sérias dificuldades financeiras, pois temos compromissos a pagar, família para sustentar. Sem esse trabalho, há trabalhadores que estão com sérias dificuldades para se sustentar”, lamentou Adauto Chaves, montador e um dos integrantes do grupo que esteve na Câmara. Ele disse que o vereador China agendou uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico para buscar alternativas para essa situação.

O assunto não é novidade e outros trabalhadores já procuraram o Legislativo na intenção de resolver o problema. No ano passado e também neste ano um grupo se reuniu com o vereador Marcelo Borjão (PR). Ele esteve na Secretaria de Desenvolvimento Econômico para tratar do assunto. “No ano passado essas empresas não contrataram nenhum uberabense, deixando pais de família qualificados desempregados”, disse o vereador.

Já o vereador João Gilberto Ripposati (PSD) também havia se manifestado sobre a necessidade de um trabalho de requalificação dos trabalhadores locais e que existe legislação no município que trata da questão.

A finalidade de uma parada é realizar a inspeção e manutenção indicada pelo fabricante do maquinário. A manutenção pode ser preventiva, preditiva ou corretiva. Nas paradas são executados procedimentos como lubrificação, reparos ou até mesmo troca das peças. O tempo para execução varia conforme o tamanho da unidade e o tipo de manutenção a ser feita, com isso o planejamento torna-se imprescindível.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por