POLÍTICA

Parceria para construção de novo Centro Administrativo fica parada

Apesar de empresas interessadas em discutir o modelo da PPP, as condições econômicas não estariam favorecendo o avanço do projeto

Gisele Barcelos
Publicado em 11/02/2016 às 07:44Atualizado em 16/12/2022 às 20:08
Compartilhar

Arquivo

Centro Administrativo municipal apresenta problemas quanto à propriedade do imóvel e em 2014 teve processo iniciado de PPP para construir uma nova sede

Enquanto outras propostas de PPP (Parceria Público-Privada) avançaram no início deste ano, o projeto destinado à construção do novo Centro Administrativo continua estagnado. Havia expectativa de retomar a tramitação até o fim de 2015, o que não se concretizou.

O processo referente à implantação da nova sede foi lançado em 2014 e cinco empresas manifestaram interesse em realizar o estudo de viabilidade. No entanto, os trabalhos acabaram sendo suspensos em setembro do ano passado para reavaliação dos critérios exigidos para elaboração do modelo de parceria e também em função do cenário econômico do país.

De acordo com o secretário especial de Projetos e Parcerias, Glauber Faquineli, a PPP do Centro Administrativo permanece paralisada até o momento. Ele ressalta que não houve desistência de nenhuma das empresas participantes, que até voltaram a fazer contato extraoficialmente com a Prefeitura recentemente. Entretanto, nada ainda foi acertado sobre a retomada dos trabalhos.

Questionado, Glauber prefere não se manifestar se existe possibilidade de o projeto voltar a caminhar em 2016. Segundo ele, é necessário aguardar o comportamento do mercado para um posicionamento sobre o assunto. “Não tem previsão para retomar essa PPP por enquanto”, pondera.

Com a interrupção do processo de formatação da PPP, o secretário explica que também não chegou a ser indicado o terreno onde seria implantado o novo Centro Administrativo. Os estudos urbanísticos para identificar os eixos de desenvolvimento da cidade foram realizados por uma consultoria especializada e o material entregue à equipe técnica da Prefeitura para definir o melhor local para a instalação da futura sede, mas a análise está parada à espera de uma posição sobre a parceria. Apesar dos entraves, Glauber ressalta que o projeto da PPP destinada à construção do prédio não foi cancelada e apenas está em suspenso.

Andamento. Por outro lado, as PPPs referentes à iluminação pública e à manutenção dos prédios escolares da rede municipal estão já em fase final. A Prefeitura prepara editais para serem lançados ainda este ano, pois os estudos de viabilidade já foram finalizados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por