POLÍTICA

Número de Imei em nota fiscal de eletrônicos já está valendo na cidade

Marconi Lima
Publicado em 10/02/2016 às 09:38Atualizado em 16/12/2022 às 20:09
Compartilhar

Em meio à crescente onda de roubos a produtos eletrônicos, medidas que possam coibir esse tipo de ação são aplicadas em todo o país. Em Uberaba, desde o ano passado está valendo a obrigatoriedade do número de Imei em notas fiscais de produtos eletrônicos vendidos no município.

O Imei é a sigla para International Mobile Equipment Identity, que em português significa “Identificação Internacional de Equipamento Móvel”. É um número único que identifica cada aparelho de telefone celular. O número Imei é normalmente colado em um adesivo no compartimento da bateria.

Esse número de identificação é armazenado em um banco de dados da operadora (EIR – registro de identidade de equipamentos), contendo todos os equipamentos móveis válidos. Quando é reportado um roubo de telefone e o Imei do celular é informado à operadora, esse Imei é marcado como inválido, e o celular não pode mais ser habilitado.

A obrigatoriedade do Imei na nota fiscal foi aprovada na Câmara Municipal de Uberaba (CMU) e publicada no Porta-Voz, órgão oficial de divulgação do município, em setembro do ano passado. O vereador Ismar Marão (PSB), autor do pedido para que o Executivo encaminhasse o Projeto de Lei à CMU, comemora a aplicação da medida em Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por