POLÍTICA

Publicada a lei que cria o Reconhecimento e Lembrança do Genocídio do Povo Armênio

A data será celebrada todos os anos no dia 24 de abril. O projeto que originou a lei foi aprovado pela Câmara Municipal

Marconi Lima
Publicado em 01/12/2015 às 23:34Atualizado em 16/12/2022 às 21:04
Compartilhar

Foi publicada no Porta-Voz, órgão oficial do município, a Lei 12.311, que cria no calendário de eventos de Uberaba o “Dia do Reconhecimento e Lembrança às Vítimas do Genocídio do Povo Armênio”. A data será celebrada todos os anos no dia 24 de abril. O projeto que originou a lei foi aprovado pela Câmara Municipal de Uberaba (CMU). A matéria é de autoria do vereador Borjão (DEM). Ele lembrou que hoje em Uberaba existem de 80 a 100 pessoas ligadas ao povo armênio e destacou, entre elas, a família Barsan.

Ainda segundo o parlamentar, o genocídio ou massacre dos armênios, como é chamada a matança e deportação forçada de milhares de pessoas de origem armênia, se deu com a intenção de exterminar sua presença cultural, sua vida econômica e seu ambiente familiar durante o governo dos chamados Jovens Turcos, em 1915, que se irritaram com o fato de as grandes potências da época estarem dando atenção à questão armênia e pressionarem por reformas.

Em 24 de abril de 2015 foi comemorado o centenário do genocídio armênio em todo o mundo. Na oportunidade, o papa Francisco reconheceu oficialmente o genocídio e em sua mensagem disse: “Ocultar ou negar o mal é como permitir que uma ferida siga sangrando sem enfaixá-la”.

O parlamentar lembrou ainda que, em novembro de 1914, o Império Otomano entrou na I Guerra Mundial, ao lado das potências centrais. Adota-se a data de 24 de abril de 1915 como o início do massacre, por ter sido o dia em que dezenas de lideranças armênias (sacerdotes, médicos, editores, jornalistas, advogados, professores, políticos) foram presas e massacradas em Istambul.

Ideologia. E foi promulgada pela CMU e publicada no Porta-Voz a Emenda à Lei Orgânica 83, que proíbe o ensino da ideologia de gênero nas escolas de Uberaba. O polêmico projeto, aprovado em dois turnos pelo Legislativo, agora é lei.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por