POLÍTICA

Confirmada saída de uberabense do conselho da Petrobras

Foi confirmada a saída de Murilo Ferreira da presidência do Conselho de Administração, licenciado do cargo desde 14 de setembro

Gisele Barcelos
Publicado em 01/12/2015 às 08:38Atualizado em 16/12/2022 às 21:04
Compartilhar

Foi confirmada a saída de Murilo Ferreira da presidência do Conselho de Administração da Petrobras. Licenciado do cargo desde o dia 14 de setembro, o executivo comunicou ontem à petrolífera sobre a renúncia. Os rumores sobre o afastamento definitivo do posto já vinham se intensificando no último mês.

A presença do uberabense no conselho administrativo foi comemorada pelas lideranças locais porque o órgão é responsável por definir o plano de gastos e investimentos da Petrobras, auxiliando a estatal na tomada de decisões sobre projetos. Com isso, havia expectativa de apoio para a retomada da obra da fábrica de amônia.

O prefeito Paulo Piau (PMDB) afirmou apenas que a saída foi uma decisão de cunho pessoal e agradeceu o empenho de Murilo por Uberaba, mas preferiu não manifestar se a situação dificulta o processo para garantir a conclusão da fábrica.

Com o desligamento de Murilo Ferreira, o conselho administrativo da Petrobras continuará interinamente sob o comando do conselheiro Luiz Nelson Guedes de Carvalho. Ele está na presidência desde o início da licença de Ferreira e permanecerá na função até a próxima reunião ordinária do colegiado, quando será discutido o nome do substituto para assumir a presidência do órgão.

Procurado pela reportagem do Jornal da Manhã, Murilo não se manifestou sobre os motivos que levaram à renúncia. A questão também não foi abordada na nota divulgada pela Petrobras. Extraoficialmente, a informação é que o executivo solicitou o afastamento do conselho após desentendimentos com a direção da companhia.

Murilo continua na presidência da Vale e está focado no momento nos problemas causados pelo rompimento da barragem de rejeitos da Samarco, empresa da qual a mineradora é sócia. Na semana passada, ele concedeu entrevista coletiva para anunciar o lançamento de um fundo para recuperar o rio Doce e disse ter interesse em se dedicar ao tema.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por