POLÍTICA

Novas contratações devem completar todas as equipes de Saúde da Família

Programa Saúde da Família estará com equipes completas em janeiro, conforme o secretário municipal de Saúde, Túlio Cury

Gisele Barcelos
Publicado em 29/11/2015 às 15:31Atualizado em 16/12/2022 às 21:04
Compartilhar

Programa Saúde da Família estará com equipes completas em janeiro, conforme o secretário municipal de Saúde, Túlio Cury. As reclamações sobre a falta de agentes comunitários têm sido frequentes nos últimos meses, principalmente devido à interrupção no trabalho de visita domiciliar em bairros que não possuem unidade de saúde própria. O problema foi denunciado, por exemplo, por moradores do Guilherme Borges, Mangueiras e Vila Esperança.

Durante entrevista à Rádio JM, o secretário também foi questionado sobre desfalque na equipe do bairro rural de Baixa. A comunidade está apenas com um agente comunitário, mas o quadro deveria contar com quatro profissionais. A situação dificulta a cobertura dos moradores da região. Cury assegurou que a contratação já está em andamento para recompor todas as equipes desfalcadas. No entanto, ele lembra que o processo demanda tempo porque é necessário identificar candidatos por bairro para designação. Ainda assim, o secretário garante que a situação será normalizada até o fim de janeiro, tanto em relação aos agentes quanto aos demais profissionais de saúde.

O titular da Saúde também respondeu sobre a demora na marcação de consultas e exames no programa fila eletrônica. Ele conta que uma comissão foi criada para realizar levantamento e identificar os gargalos existentes. Segundo Cury, um dos problemas é a quantidade de procedimentos solicitados, pois existem casos de pedidos em duplicidade. A situação também será verificada pela equipe para apontar medidas que devem ser adotadas para melhorar o sistema. “Acredito que para o começo do ano teremos mudanças boas na fila eletrônica”, antecipa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por