POLÍTICA

Veto do Prefeito abre a pauta de votação de projetos na sessão plenária da Câmara

Oito projetos estão inseridos na pauta da primeira Reunião Ordinária de outubro da Câmara Municipal de Uberaba (CMU)

Marconi Lima
Publicado em 12/10/2015 às 12:48Atualizado em 16/12/2022 às 21:51
Compartilhar

Oito projetos estão inseridos na pauta da primeira Reunião Ordinária de outubro da Câmara Municipal de Uberaba (CMU). A sessão está marcada para o dia 13, logo depois do feriado de Nossa Senhora Aparecida. Do total de matérias colocadas para apreciação dos vereadores, um é veto total do prefeito, outros quatro de iniciativa do Executivo e três do Legislativo.

A pauta é aberta com o veto total do prefeito Paulo Piau (PMDB) à Proposição de Lei 12.257, que dispõe sobre a reserva de vagas para idosos, pessoas com deficiência, gestantes, pessoas com crianças de colo em restaurantes e praças de alimentação de shoppings de Uberaba.

O Projeto de Lei (PL) de autoria do vereador Samuel Pereira (PR), aprovado pelos parlamentares, mas posteriormente vetado pelo Executivo, estabelece a reserva de, no mínimo, 5% de mesas com assentos. À época, Samuel justificou a iniciativa, destacando que seu objetivo é “resguardar o direito dos idosos, das pessoas com deficiência, gestantes e pessoas com crianças de colo, criando mais um instrumento para o regular exercício da cidadania dessas pessoas.”

A obrigatoriedade valeria para todo estabelecimento que possua área mínima de 200 metros quadrados, destinadas ao atendimento do público. Conforme parecer da Procuradoria do Município, a matéria é ilegal e contraria o interesse público.Outro assunto que retorna ao Plenário, é o PL que sugere a criação de Concurso de Redação, Poesia e Pintura entre alunos da rede pública municipal, cujo tema versará sobre o Meio Ambiente.

No mês passado, o vice-presidente da Câmara, Afrânio Cardoso (Pros), decidiu sobrestar a proposição diante de alerta feito pela Comissão de Justiça, Legislação e Redação da Câmara sobre vício de iniciativa. Agora, depois de algumas readequações, o vereador retorna com o projeto na Casa. Segundo Afrânio, a preservação do meio ambiente tem sido meta fundamental para a preservação da vida em nosso planeta, o que justifica todo e qualquer esforço no sentido de criar mecanismos que demonstrem a importância da preservação e de uma postura mais consciente em relação ao tema.

Também estarão defendendo propostas nesta sessão os vereadores Marcelo Machado Borges, Borjão (DEM) e João Gilberto Ripposati (PSD). A reunião está marcada para as 8h30.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por