CIDADE

Comerciantes estão otimistas quanto às vendas para o Dia das Mães deste ano

Joanna Prata
Publicado em 30/04/2021 às 20:34Atualizado em 18/12/2022 às 13:26
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Empresária Ludmila Martins Lima aposta na reabertura das lojas para reaquecer as vendas e tirar o atraso do tempo de portas fechadas

Comerciantes estão esperançosos com o Dia das Mães em Uberaba. Mesmo com o cenário de indefinição, sobretudo diante de um possível novo decreto, a expectativa é que o “Natal do primeiro semestre”, como a data é conhecida na categoria, traga um certo alívio a uma classe que sofre bastante com as intempéries da pandemia. Segundo o presidente do Sindicomércio, Marcelo Árabe, a reabertura de portas é o que possibilita à categoria sonhar com números positivos.

“O Dia das Mães é a segunda data comemorativa mais importante para o comércio. A gente considera que é o Natal do primeiro semestre. O Sindicomércio fez um horário estendido na semana do Dia das Mães, então, do dia 5 ao dia 7, o horário vai ser das 8h às 19h, e no sábado, dia 8, das 9h às 18 horas. Lógico que a gente tem que ficar atento ao horário do decreto municipal também e os empresários trabalharem dentro das medidas sanitárias, com o uso de máscara facial, álcool em gel, e evitar aglomerações”, explicou Marcelo ao Jornal da Manhã.

A empresária Ludmila Martins Lima aposta na reabertura das lojas para reaquecer as vendas e tirar o atraso pelo tempo de portas fechadas. Todos os cuidados estão sendo tomados pelos comerciantes, temerosos com a possibilidade de um novo decreto obrigar o fechamento, a qualquer momento. Pensamento semelhante tem Joabe Queiroz, que fala em agradecer pela oportunidade de manter as lojas abertas e já até retomou a compra de mercadoria para reposição dos estoques. “(Depois de um ano tão difícil) Falar de crescimento é meio desconfortável, mas, se chegarmos num equilíbrio, já é de uma felicidade muito grande para nós, comerciantes”, disse.

A exemplo de anos anteriores, a expectativa de vendas na data comemorativa é maior nos setores de vestuário, calçados e acessórios, seguidos dos de móveis e eletrodomésticos, perfumaria e cosméticos, de acordo com o líder classista. “Por causa do mercado de trabalho travado, crédito menos favorável, inflação acima do desejado, itens como aparelho de TV, som, informática, subiram bastante. Tiveram uma alta muito grande de preço, o que pode atrapalhar um pouco”, comenta Marcelo Árabe. Ele acrescenta que o tíquete médio para o ano é R$100 e que, prioritariamente, as pessoas devem fazer as compras com cartão de crédito. “Quase 70% das empresas do segmento de varejo esperam uma melhora nas vendas no Dia das Mães”, finaliza.

Já o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberaba, Angelo Crema, é mais otimista quanto ao valor médio investido pela população para presentear as mães. Ele diz que o consumidor vai desembolsar, em média, R$197 com o presente.

Além de ter estoque para atender o cliente presencial, Crema sugere que, para aumentar as vendas, é oportuno o lojista investir em vitrine temática chamativa, pois é o segredo para mostrar às pessoas que a loja tem o que elas procuram. Além disso, de acordo com o dirigente lojista, a data sazonal recomenda investimento em publicidade nas mídias impressa e eletrônica como importante ferramenta para divulgar a data comemorativa, bem como o próprio estabelecimento, seus produtos e serviços.

Fique atento aos horários do comércio. Neste sábado (1º), feriado do Dia do Trabalhador, o comércio de rua tem abertura facultativa. Já os shoppings centers estarão abertos das 13h às 20h e os gêneros alimentícios estarão abertos em jornadas de seis ou oito horas. Lembrando que, para abrir as portas de forma regular, as empresas devem possuir o certificado de abertura em feriados, emitido pelo Sindicomércio. Já no próximo sábado, véspera do Dia das Mães, o comércio de rua ficará aberto das 8h às 18 horas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por