POLÍTICA

Uberaba é a 19ª cidade com mais casos de dengue em Minas Gerais

Com 1.130 casos confirmados de dengue até agora, Uberaba está em 19º lugar entre as cidades mineiras com o maior número pacientes com diagnóstico positivo para a doença

Gisele Barcelos
Publicado em 01/09/2015 às 22:46Atualizado em 16/12/2022 às 22:30
Compartilhar

Com 1.130 casos confirmados de dengue até agora, Uberaba está em 19º lugar entre as cidades mineiras com o maior número pacientes com diagnóstico positivo para a doença. Os dados foram divulgados no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde. O número de casos confirmados de janeiro a agosto já ultrapassou o total registrado em 2014 inteiro. No ano passado, apenas 198 pessoas tiveram diagnóstico de dengue confirmado na cidade.

Segundo o diretor de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura de Souza, o poder público continua com trabalho intensificado para combate ao mosquito Aedes aegypti. No entanto, ele pondera que é necessário maior envolvimento da população para controle da doença. “O último levantamento do índice de infestação demonstrou que os focos do mosquito estão dentro de casa, não nas ruas. Acredito que esse é um dos fatores para o aumento do número de casos. Se a comunidade não ajudar, vai aumentar mais”, alerta.

Boaventura ressalta que a Prefeitura está com fumacê percorrendo a cidade até mesmo no período seco para eliminar o mosquito transmissor da doença. Além disso, quatro ciclos de visitas de rotina aos imóveis da cidade já foram realizados pelos agentes de zoonoses até agora. Também continua o acompanhamento quinzenal de cemitérios, borracharias ferros-velhos e outros pontos estratégicos para eliminar possíveis focos do mosquito da dengue.

O diretor de Vigilância Epidemiológica salienta ainda que a equipe mantém monitoramento de todas as unidades e hospitais para identificar pessoas com suspeita de dengue. A partir da notificação, uma ação de bloqueio é feita de imediato no bairro onde a pessoa mora para evitar o risco de proliferação do Aedes aegypti.

Somado a isso, Boaventura conta que uma nova edição dos mutirões de limpeza será lançada no dia 12 de setembro para retirar possíveis depósitos de água parada das ruas e terrenos baldios, antes do início do período de chuvas. “Estamos fazendo nosso papel. Por isso, fazemos um apelo à população para também prestar atenção aos cuidados dentro do próprio quintal”, orienta. O próximo levantamento de infestação do mosquito será divulgado em outubro para identificar quais são os principais criadouros do Aedes aegypti e nortear as estratégias para combate à dengue na cidade.

Outras cidades. Uberlândia superou até Belo Horizonte e lidera os casos confirmados de dengue no Estado. Até agora são 16.537. Já a capital mineira tem 14.624 diagnósticos positivos para a doença e Betim, 10.067.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por