POLÍTICA

Comissão da Assembleia propõe visita às obras paradas da fábrica de amônia

A proposta é assinada pelos deputados Antônio Carlos Arantes (PSDB), presidente da comissão, Dirceu Ribeiro (PHS), Wander Borges (PSB)

Marconi Lima
Publicado em 31/08/2015 às 16:34Atualizado em 16/12/2022 às 03:19
Compartilhar

Uma visita às obras paralisadas da fábrica de amônia da Petrobras em Uberaba foi proposta pela Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A proposta é assinada pelos deputados Antônio Carlos Arantes (PSDB), presidente da comissão, Dirceu Ribeiro (PHS), Wander Borges (PSB) e Dalmo Ribeiro Silva (PSDB). Os parlamentares justificam a visita “tendo em vista o possível comprometimento na viabilização do gasoduto, o que afetaria esse empreendimento de valor para o desenvolvimento econômico estadual, principalmente na produção de fertilizantes”.

Recentemente, a ALMG promoveu uma audiência pública sobre a implantação do gasoduto em Uberaba. A construção é necessária para a implantação da fábrica de amônia da Petrobras, que agora, não tem previsão para instalação no município.

A estimativa é que a fábrica de amônia da Petrobras esteja 30% pronta. Mas o empreendimento entrou na lista dos desinvestimentos da estatal, que anunciou que vai abrir mão de ativos e investimentos no total de US$ 42 bilhões até 2018. Segundo a empresa, as obras foram suspensas porque o governo do Estado de Minas Gerais não cumpriu sua parte no acordo, que era construir um gasoduto para garantir insumo à fábrica.

A previsão era de que a Petrobras investiria R$ 1,95 bilhão na Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN), que deveria ser entregue em 2017. Para tanto, o governo estadual, por meio da Gasmig, tinha que construir um gasoduto de Queluzito, na região Central do Estado, até Uberaba, para levar gás natural à planta. Pelo acordo, o Estado tinha que concluir o gasoduto seis meses antes da inauguração.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por