POLÍTICA

Turkinho assume interinamente, mas PT quer ficar na Agricultura

O secretário de Governo, Rodolfo Cecílio Turkinho, assume o cargo interinamente até o prefeito Paulo Piau indicar um nome definitivo

Gisele Barcelos
Publicado em 07/07/2015 às 22:38Atualizado em 16/12/2022 às 23:24
Compartilhar

Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio – antiga Secretaria da Agricultura – já tem novo titular. O secretário de Governo, Rodolfo Cecílio Turkinho, assume o cargo interinamente até o prefeito Paulo Piau (PMDB) indicar um nome definitivo para o comando da pasta. PT já articula com o governo municipal para continuar à frente da secretaria ligada ao setor rural.

A pasta de Desenvolvimento Agrário era encabeçada por Danilo Siqueira (PT) desde o início da gestão de Piau. Na semana passada, o petista anunciou o desligamento do cargo para ocupar vaga no Ministério de Desenvolvimento Agrário, a convite do ministro Patrus Ananias (PT). Ele já assumiu ontem a Diretoria de Inclusão Produtiva do ministério, em Brasília.

A exoneração de Danilo e a nomeação provisória de Turkinho como titular da Secretaria do Agronegócio foram publicadas ontem, em edição especial do Porta-Voz.

Com a mudança na composição do primeiro escalão, a liderança do PT já está mobilizada para discutir com o prefeito sobre a indicação do substituto de Danilo. O presidente do partido, Josimar Rocha, destaca que a legenda tem uma ligação histórica com o segmento agrário e apresentará nomes para manter o espaço no governo, mas preferiu não antecipar os postulantes à vaga.

Rocha também ressalta que a articulação em torno da pasta faz parte de um projeto maior que havia sido lançado anteriormente em busca de melhorar a relação com governo. Questionado, ele admite interesse em ampliação participação na Prefeitura, porém argumenta que a proposta não visa exclusivamente ao número de cargos ocupados na administração. “A gente está passando por uma fase de qualificação na relação com o governo. Acreditamos que tem margem para melhorar a aliança e contribuir mais, mesmo que o espaço atual seja o mesmo”, alega.

Em 2012, o PT apresentou candidato próprio para a sucessão municipal, mas Adelmo Carneiro Leão (PT) ficou em terceiro lugar no primeiro turno. Com isso, a legenda aderiu à campanha de Piau no segundo turno, em oposição a Antônio Lerin (PSB).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por