POLÍTICA

Vereadores defendem incentivos para a conservação de imóveis históricos

Os parlamentares cobraram maior apoio do poder público aos proprietários para a conservação daqueles bens

Publicado em 25/05/2015 às 08:15Atualizado em 17/12/2022 às 00:01
Compartilhar

A situação de imóveis antigos existentes na região central da cidade, principalmente aqueles tombados, foi tema de comentários feitos pelos vereadores, no Plenário da Câmara Municipal de Uberaba, na semana passada. Os parlamentares cobraram maior apoio do poder público aos proprietários para a conservação daqueles bens.

O vereador Afrânio Cardoso de Lara Resende (PROS) criticou a falta de apoio enfrentada pelos proprietários desses imóveis, que, muitas vezes, não

têm condições de realizar as reformas necessárias.

O presidente do Legislativo, Luiz Dutra (SD), citou como exemplo a situação do prédio localizado ao lado da CMU, na Praça Rui Barbosa, que foi tombado, mas os donos não têm condições de realizar a reforma necessária. O parlamentar adiantou que pretende apresentar um projeto de lei para alterar a legislação e tentar ajudar essas pessoas.

Para o vereador Samir Cecílio (SD), talvez tenha faltado algo no inventário desses imóveis, o que acaba prejudicando os donos. “É preciso haver equilíbrio com o desenvolvimento econômico da cidade”, afirmou.

De acordo com Samir, existem casos de imóveis que foram inventariados sem as características necessárias. “Eu tenho conhecimento de caso em que o imóvel foi completamente desconfigurado por causa do inventário”, acrescentou. O vereador disse ainda que é preciso ter muito critério. “E como isso não pode ser feito de forma unilateral e sim com o conhecimento do proprietário, é preciso mostrar as vantagens que ele poderá ter com a manutenção do imóvel”, concluiu.

Afrânio defendeu que é preciso resolver esta questão e não ficarem apenas nos comentários. “Muitas pessoas estão sendo prejudicadas, os responsáveis não querem saber se a pessoa tem apenas aquele imóvel ou não”, disse. O parlamentar também questionou a forma como são indicados os integrantes do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau). “Indicam quem querem para o Conphau, e isto não pode ficar assim”, finalizou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por