POLÍTICA

Hospital Regional deve começar a receber recursos do Estado

Possibilidade se dá com a inserção da unidade às políticas hospitalares do governo de Minas Gerais

Gisele Barcelos
Publicado em 23/07/2019 às 22:53Atualizado em 17/12/2022 às 22:45
Compartilhar

Divulgação

Iraci Neto, secretário de Saúde, participou ontem em BH de reunião convocada pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Conselho de Secretarias Municipais

Hospital Regional deve ser inserido nas novas políticas hospitalares do governo de Minas e começar a receber recursos do Estado. O assunto foi discutido ontem, em Belo Horizonte, em reunião convocada pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG). 

Aproveitando o evento, o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, ressaltou que o HR deve ser inserido nas novas políticas hospitalares porque é referência no Estado, mesmo que esteja parcialmente em funcionamento. Iraci conta que esteve em contato com a direção de Subsecretaria de Políticas e Ações de Saúde e inclusive foi informado sobre a possível vinda do secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, a Uberaba no próximo mês.

A vinda do representante do governo mineiro estava sendo articulada desde o mês passado para solucionar o impasse referente à participação financeira do Estado no custeio do Hospital Regional. “A agenda já está inclusive pré-definida. A presença do secretário permitirá uma visita técnica por todo o Hospital Regional e uma reunião gerencial com os prefeitos de toda a região”, acrescenta Iraci. Ainda falando sobre a nova política hospitalar de Minas, o secretário afirma que foi discutido um mapeamento de toda a rede de Saúde da média e alta complexidade. “Foi sugerido ainda o levantamento de todos os recursos estadual e federal que são utilizados para o financiamento desta política”, salienta.

No evento, Iraci apresentou ainda estudo de uma nova programação em relação às cirurgias eletivas. “Em Uberaba, desenvolvemos políticas municipais para dar maior celeridade no andamento desta fila. A discussão em nível estadual é importante para garantir que as cirurgias sejam realizadas”, pondera. Além disso, a reunião em Belo Horizonte abordou sobre os recursos destinados aos hospitais públicos e filantrópicos por meio do programa Pro-Hosp, responsável por atender mais de 140 hospitais do Estado com um repasse anual de R$155 milhões por ano.

De acordo com o secretário, foi sugerida a prorrogação do programa, que se encerraria em agosto deste ano, ressaltando os atrasos dos repasses pelo governo estadual. Iraci explica que a proposta foi aceita e estabelecida a prorrogação do Pro-Hosp para o primeiro quadrimestre de 2020.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por