POLÍTICA

Cidade prepara adesão ao Sistema de Promoção da Igualdade Racial

Uberaba ainda não integra a lista de municípios mineiros que aderiram ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir)

Daniela Brito
Publicado em 22/07/2019 às 22:09Atualizado em 17/12/2022 às 22:47
Compartilhar

Uberaba ainda não integra a lista de municípios mineiros que aderiram ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Apenas 67 municípios brasileiros e 18 estados – incluindo Minas Gerais -, além do Distrito Federal, fazem parte do Sinapir, conforme balanço divulgado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Em Minas Gerais, além da capital, Belo Horizonte, as cidades de Contagem, Cruzeiro de Fortaleza, Januária, Governador Valadares, Patos de Minas, Pompéu e Virgem da Mata realizaram a adesão ao Sinapir.  

O sistema foi criado para organizar e articular políticas e serviços do poder público federal para vencer as desigualdades raciais no Brasil. A adesão permite repasse de recursos financeiros federais, o que é feito por meio de edital, com objetivo criar ou fortalecer órgãos e conselhos de promoção da igualdade racial e garantir à população negra a equivalência de oportunidades, a defesa de direitos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância.

O presidente interino da Fundação Cultural de Uberaba, Ernani Neri, assegura que o município trabalha para aderir ao Sinapir ainda em 2019. “Uberaba ainda não foi inserida por conta da necessidade de finalizar algumas destas etapas que estão sendo rigorosamente cumpridas. A expectativa é para que a conclusão deste trabalho ocorra já em agosto com a devida adesão”, explica. Entre as exigências está a criação do Conselho Municipal de Igualdade Racial e a Coordenadoria de Igualdade Racial – que já existem em Uberaba.

Ernani Neri explica que, mesmo sem a adesão, os municípios podem participar dos editais voltados à implantação destas políticas públicas, porém existe a dificuldade para obter a pontuação necessária para conseguir os recursos. 

A adesão é voluntária para os municípios, sendo necessário criar um plano municipal ou estadual de promoção da igualdade racial e destacar um orçamento para executá-lo – o que já está sendo elaborado em Uberaba. 

O programa ainda enfrenta outro desafio no País, visto que a maior parte dos governos não adotou um plano municipal ou estadual de promoção da igualdade racial nem destinou verbas no orçamento para a área. Em Minas Gerais, os municípios estão classificados na categoria básica. Uberaba, conforme assegura Ernani Neri, fará adesão na categoria intermediário.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por