POLÍTICA

Ceopee faz carta aberta contra repasse de prédio para a Feti

No texto, servidores e professores da unidade pedem que o prefeito Paulo Piau reconsidere a solicitação feita ao Estado, que abre a possibilidade de repasse para o município do imóvel

Daniela Brito
Publicado em 19/07/2019 às 22:10Atualizado em 17/12/2022 às 22:42
Compartilhar

Reprodução

Ceopee funciona em imóvel do Estado localizado no bairro Mercês, próximo ao terminal Oeste do BRT

Centro de Orientação e Pesquisa em Educação Especial (Ceopee) divulgou carta aberta à comunidade escolar e ao prefeito Paulo Piau (MDB) defendendo a manutenção do prédio pelo Governo do Estado. O documento é uma reação à possível transferência do imóvel em troca do pagamento de dívidas para a Prefeitura de Uberaba. No texto, os servidores pedem até que o prefeito reconsidere a possibilidade que vem sendo cogitada na última semana em Uberaba. 

De acordo com a assistente social do Ceopee, Márcia Regina, foi necessário que a instituição se posicionasse publicamente contra o repasse do prédio para a Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam” (Feti). “Precisamos ser ouvidos, já que estes rumores estão muito intensos e causa insegurança a pais, alunos, professores e servidores”, diz.

A carta aberta cita, inclusive, que o presidente da Feti, Eduardo Callegari, teria se manifestado nas redes sociais sobre a necessidade de um espaço próximo ao terminal do BRT, como é o caso do prédio do Ceopee, para atender os alunos. A carta aberta rebate esta colocação. “A maioria dos professores matriculados nos cursos utilizam o transporte público, portanto, frequentar um espaço físico próximo ao BRT, inclusive no período noturno, é para eles uma realidade já conquistada. Merecem perder este espaço de formação?”, questiona o texto. 

Segundo Márcia Regina, o Ceopee presta grande trabalho à comunidade desde 1989, atendendo aproximadamente 500 crianças e adolescentes com deficiência severa. Estes alunos têm histórico de rejeições, discriminação e problemas na adaptação em escolas comuns e especiais e encontram acolhimento para as dores resultantes da história de rejeição vivida em escolas públicas e privadas. Também promove capacitação gratuita de professores e pessoas da comunidade nos 24 municípios da circunscrição de Uberaba. Atualmente, 900 profissionais estão matriculados em sete cursos de formação continuada, rebatendo toda informação de que o prédio é ocioso. “Não podemos aceitar que o prédio vire moeda de pagamento de dívidas que não foram feitas por nós e nem pelas pessoas com deficiência”, finaliza a carta.

Outro lado. Por meio da assessoria de comunicação, a Feti confirma que “pleiteia” prédios públicos pertencentes ao Governo de Minas, tendo oficializado tal proposta. Garante ainda que não há nada concretizado entre as partes, visto que até o momento não foi informada sobre nenhuma decisão neste sentido. A nota diz ainda que, se confirmar o repasse do Ceopee ao município, “tudo será alinhado, com o único objetivo em preservar os alunos e profissionais da melhor maneira, a fim de não causar prejuízos ao ensino público e até mesmo sugerindo o formato de coabitação para ampliação dos serviços”, pois já é algo que acontece no âmbito do Poder Municipal junto ao Estado. Reafirma ainda que não há interesse em proporcionar prejuízos a nenhuma parte, considerando desnecessário qualquer desgaste neste sentido, sem que seja oficializado qualquer tipo de decisão. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por