POLÍTICA

Substituto de Levy no BNDES será indicado por Paulo Guedes e deve ser da iniciativa privada

Presidente do banco pediu demissão neste domingo (16)

Publicado em 16/06/2019 às 19:56Atualizado em 17/12/2022 às 21:44
Compartilhar

Foto/Renova Mídia

Ministro Paulo Guedes será quem vai indicar o substituto de Joaquim Levy no comando do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O eleito deve ser da iniciativa privada, segundo integrantes da equipe econômica. Joaquim Levy pediu demissão do cargo neste domingo (16), após o presidente Jair Bolsonaro (PSL) dizer que ele estava “com a cabeça a prêmio” e que se não demitisse o diretor de Mercado de Capitais do BNDES, Marcos Barbosa Pinto, ele, Bolsonaro, demitiria Levy. Poucas horas depois do pronunciamento do presidente, Barbosa Pinto renunciou ao cargo.

Entre os trabalhos do próximo presidente do BNDES estão áreas como programas de saneamento, infraestrutura, privatizações e reestruturação de estados e municípios. Além disso, o substituto de Levy deverá devolver à União parte dos recursos emprestados ao banco, além de buscar investimentos no exterior.

Embora a nomeação de Marcos Pinto tenha sido a "gota d´água' para Bolsonaro, integrantes da equipe econômica afirmam que o presidente estava insatisfeito com Joaquim Levy há três meses. Isso porque Levy não teria cumprido a promessa de campanha de Bolsonaro de “abrir a caixa-preta” do BNDES em relação a empréstimos para Venezuela e Cuba nem havia buscado investimento no exterior.

*Com informações do G1 Política

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por