POLÍTICA

Vereador propõe a oferta de internet de graça nas principais praças da cidade

A matéria foi considerada inconstitucional pela Comissão de Justiça, Legislação e Redação, por ser essa prerrogativa do Executivo

Publicado em 22/05/2019 às 22:59Atualizado em 17/12/2022 às 21:02
Compartilhar

Com intuito de colocar Uberaba na direção de grandes cidades como São Paulo, o vereador Almir Silva (PR) levou ao plenário da Câmara Municipal projeto de Lei 103/18, que cria o programa Praças Conectadas. A matéria foi considerada inconstitucional pela Comissão de Justiça, Legislação e Redação, por ser essa prerrogativa do Executivo, entre outros argumentos. 

No entanto, apesar de reconhecer a ingerência do projeto, o vereador ressaltou que essa é uma realidade que o mundo já adota e que é preciso colocar Uberaba na rota da otimização tecnológica da comunicação. “Não estou inventando a roda. Em São Paulo já existem mais de 500 pontos de internet gratuita para a comunidade em locais públicos, destinados pela prefeitura e com projeto para ampliação de mais 1.000 pontos”, destacou.

Segundo Almir, em conversa com o secretário de Serviços Urbanos e Obras, Antônio Sebastião de Oliveira (Toninho), sugeriu que fosse feito um experimento nesse sentido na praça Pôr do Sol, que será, em breve, revitalizada. “Se a Prefeitura quiser, pode realizar Parceria Público-Privada (PPP) com empresas que sejam responsáveis pelas despesas desses pontos de internet popular. Em troca, fazer a publicidade dessas ações em favor das mesmas empresas”, disse.

O vereador reconheceu que é importante cuidar da segurança nesses acessos, impedindo o mau uso do serviço, mas ainda chamou a proveniente atenção para o fato da Codiub (empresa de desenvolvimento de tecnologia de informática do município) ser competente para também estar à frente de tal realização. “A Codiub vende tecnologia para municípios vizinhos e poderia dedicar-se a um projeto importante como esse, que certamente dará à população maior comodidade, além de garantir acesso rápido à informação e ao trabalho”, finalizou. 

Os vereadores Samuel Pereira (PR), Ronaldo Amâncio (PTB), além do próprio presidente da Casa, Ismar Vicente dos Santos – Marão (PSD) –, garantiram apoio ao vereador, oportunidade em que o presidente ainda ressaltou que as famílias estão deixando de frequentar as praças e, portanto, todas as ações que visem dar maior interatividade são dignas de elogio. O projeto foi sobrestado pelo autor, que garantiu que lutará para que a Prefeitura abrace a causa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por