POLÍTICA

Ambulâncias e viaturas policiais em Minas serão monitoradas por GPS

Proposta foi aprovada na Assembleia e chegou a ser vetada pelo Executivo, porém o veto foi derrubado pelos parlamentares

Gisele Barcelos
Publicado em 20/05/2019 às 15:14Atualizado em 17/12/2022 às 20:57
Compartilhar

As ambulâncias e viaturas policiais de Minas Gerais deverão ser equipadas com GPS. A proposta foi aprovada na Assembleia Legislativa e chegou a ser vetada pelo Executivo, porém o veto foi derrubado pelos parlamentares e o governador Romeu Zema (Novo) acabou sancionando a nova regra neste fim de semana. A norma entra em vigor no dia 13 de novembro deste ano. 

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, a nova obrigatoriedade já é cumprida em Uberaba. Ele explica que o equipamento era uma das exigências para a locação da frota de ambulâncias do transporte social e todas possuem o GPS. Quanto às viaturas do Samu, o titular da pasta informa que o aparelho para monitoramento por satélite também já foi instalado nos veículos oferecidos pelo governo federal. Segundo ele, um novo sistema mais moderno está em fase de aquisição e deve ser incorporado em breve na frota própria de ambulância do Samu. 

Ao vetar a proposição que exige a instalação do GPS, o governador alegou que o Estado está em crise fiscal e não poderia arcar com os custos das propostas. No entanto, os deputados derrubaram o veto sob a justificativa de que a medida está vinculada à existência de dotação orçamentária. Além disso, os parlamentares também argumentaram que o programa eleitoral do atual governo continha essa proposta e defenderam que a instalação de GPS nos veículos poderia gerar economia a médio prazo, já que o equipamento pode provocar descontos nos seguros.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por