POLÍTICA

Para sindicato, protelar votação de reajuste prejudica servidores

Presidente da entidade revela que adiamentos têm viés político orquestrado por grupo de servidores com salários mais altos

Daniela Brito
Publicado em 24/04/2019 às 22:51Atualizado em 17/12/2022 às 20:13
Compartilhar

Foto/Rodrigo Garcia/CMU

Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Luís Carlos dos Santos, diz que a aprovação do projeto não impede novas negociações este ano

Pedido de vistas do Projeto de Lei n.º 114/2019, que reajusta os vencimentos dos salários do funcionalismo, preocupa o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU). 

O presidente Luís Carlos dos Santos reconhece que protelar a votação do PL acarreta em prejuízo à categoria, pois a administração municipal já assegurou que não existe margem para ampliar o índice proposto, de 8.8% e aplicar mais de R$20 no tíquete-alimentação. Ainda segundo ele, a aprovação também não impede que SSPMU e Prefeitura voltem à mesa de negociação no segundo semestre, como foi discutido em reunião na véspera da sessão plenária.

De acordo com ele, este entendimento foi levado para a sessão, porém, houve o pedido de vistas por parte do vereador Fernando Mendes. Conforme explica, o SSPMU defendia a inclusão de uma emenda que garantisse a retomada das negociações a partir do dia 1º de julho e, consequentemente, a aprovação do PL. “Mas infelizmente isso não foi possível, pois houve a pressão de um grupo de servidores”, diz.

Luís Carlos conta que os servidores, com salários mais baixos, querem logo o reajuste proposto pela PMU - que não deixa de ser, segundo ele, uma conquista do SSPMU.

Para ele, a protelação tem viés político que vem sendo orquestrado por um grupo de servidores que recebe salários maiores e possui outros interesses que vão além de assegurar o reajuste para a categoria. “É este o pessoal que está à frente do movimento. Claro que queremos um índice maior e não estamos satisfeitos com o índice proposto, mas temos a possibilidade de negociar. Esta é nossa posição, mas infelizmente fomos abafados por este grupo”, explica. 

O SSPMU já analisa junto ao corpo jurídico se vai se reunir com a comissão de servidores, formada na assembleia do SSPMU e ainda com o autor do pedido de vistas, vereador Fernando Mendes (PTB).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por