POLÍTICA

Câmara aprova projeto que proíbe canudo plástico

O projeto proíbe o fornecimento de canudos de material plástico em hotéis, restaurantes, bares, padarias entre outros estabelecimentos

Publicado em 24/04/2019 às 07:18Atualizado em 17/12/2022 às 20:10
Compartilhar

Proposta em prol da preservação do meio ambiente foi aprovada nesta terça-feira (23), na Câmara Municipal. De autoria do presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rubério dos Santos (MDB), o projeto proíbe o fornecimento de canudos de material plástico aos clientes de hotéis, restaurantes, bares, padarias entre outros estabelecimentos comerciais em Uberaba.

Rubério acrescentou que as disposições impostas se aplicam igualmente aos clubes noturnos, salões de dança e eventos musicais de qualquer espécie. “A matéria é de suma importância para o meio ambiente. Na cidade do Rio de Janeiro lei semelhante já está em vigor. Os prejuízos que o plástico oferece ao meio ambiente são quase que irreparáveis. O canudinho tradicional representa 4% de todo o lixo plástico do mundo e, por ser feito de polipropileno e poliestireno (plásticos), não é biodegradável, podendo levar cerca de 450 anos para se decompor na natureza! Sem contar que sua produção contribui para o consumo de petróleo, uma fonte não renovável; e seu tempo de uso é muito curto - cerca de quatro minutos. São quatro minutos que equivalem a centenas de anos de poluição para o meio ambiente”, alertou.

Recentemente, a Comissão Europeia apresentou novas regras para reduzir e até mesmo banir produtos plásticos descartáveis, que representam 70% dos resíduos mais encontrados nas praias e mares, segundo o parlamentar. “Conforme ONGs, que lidam com meio ambiente, mais de dez países ao redor do mundo já aprovaram projetos de leis que combatem o uso de plásticos, entre eles Índia, Bélgica, Noruega, Uruguai, Costa Rica e Panamá”, pontuou.

Durante a análise da proposta, emenda aditiva, assinada por Rubério, foi acostada à proposição. Ela estabelece o prazo de um ano para a devida adequação dos estabelecimentos citados.

A cada ano, 8 milhões de toneladas de plástico são jogados nos oceanos, de acordo com reportagem da Revista Superinteressante. “É muito lixo — isso sem contar a presença alarmante de microplásticos nas águas salgadas e doces do mundo todo. E a situação pode piorar, caso não haja qualquer tipo de intervenção. A previsão do Foresight Future of the Sea Report, relatório britânico sobre a situação dos mares, é que a quantidade de plástico nos oceanos triplique até 2025.”

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por