POLÍTICA

Saúde já imunizou mais de 9,5 mil pessoas contra Influenza na cidade

O número representa 13,06% do público-alvo, sendo maior que os números de Minas Gerais (8,87%) e do Brasil (7,22%)

Publicado em 18/04/2019 às 22:57Atualizado em 17/12/2022 às 20:03
Compartilhar

Balanço da Secretaria Municipal de Saúde da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Uberaba, divulgado ontem, mostra que 9.554 pessoas já receberam a dose da vacina. O número representa 13,06% do público-alvo, sendo maior que os números de Minas Gerais (8,87%) e do Brasil (7,22%). 

Dos grupos prioritários, os que mais compareceram, em porcentagem, foram as gestantes, puérperas e idosos, com 18,86% (585 doses aplicadas), 15,88% (81 doses) e 15,66% (5.984 doses aplicadas) do público-alvo, respectivamente. Segundo o consolidado, os grupos com menor porcentagem são os de professores e trabalhadores da saúde, com 4,58% (152 doses) e 8,48% (637 doses) cada. O grupo de crianças de seis meses a menores de seis anos representa 10,31% do público-alvo vacinado, com 2.115 doses aplicadas. Já o grupo com comorbidades teve 1.739 pessoas imunizadas.

Avaliação. O diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, Robert Souza, destaca que os números ainda estão baixos, oito dias após o início da vacinação. “A gente reforça para que as pessoas do público prioritário procurem as unidades de saúde, estamos com oito dias de vacinação e a procura ainda está pouca. A nossa preocupação é que a época do frio está chegando e já tivemos cinco notificações de casos suspeitos de Influenza, então, é importante vacinar para que esse público não corra riscos”, relata Robert.

A campanha teve início no dia 10 de abril e vai até o dia 31 de maio, com meta local de vacinar pelo menos 66.594 pessoas, o que corresponde a 90% do grupo prioritário (73.993 mil pessoas), sem somar o grupo com comorbidades. As pessoas com doenças crônicas não transmissíveis somam aproximadamente 19 mil pessoas. O dia “D” da campanha será 4 de maio.

Público-alvo. Os grupos prioritários, conforme a orientação preconizada pelo Ministério da Saúde, são as pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a menores de seis anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas com até 45 dias após o parto, os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas e os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis (tais como diabetes, doenças cardíacas crônicas, doenças hepáticas crônicas, imunossuprimidos, obesidade mórbida e transplantados, entre outros) e outras condições clínicas especiais, além das pessoas privadas de liberdade. 

Profissionais da saúde precisam apresentar a carteira de registro profissional do Conselho da categoria, enquanto professores podem apresentar o holerite ou um documento que seja comprovante. Os portadores de doenças crônicas precisam apresentar um laudo médico que comprove a necessidade da imunização. Para crianças, gestantes e puérperas será feita a atualização da Caderneta de Vacinação, conforme a necessidade dos casos. A vacinação acontece das 8h às 16h e, em caso de dúvidas, as pessoas podem procurar o posto de saúde mais próximo, ou podem ligar na Central de Vacinas, pelo número 3322-7822.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por